São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mar calmo refresca o calor piauiense

Temperaturas perto dos 36º C são garantidas para quem passar as férias deste meio de ano no litoral do Piauí

Aproveite a viagem para explorar bem as praias de Atalaia, Cajueiro, Arrombado, Itaqui Carnaubinha e Macapá


Douglas Júnior -14.jan.2010/O Estado do Maranhão
Vista de Alcântara

DE SÃO PAULO

À procura de calor? Vá ao Piauí. Para ter uma ideia do que o aguarda, pergunte a um piauiense sobre o clima no Estado durante os últimos quatro meses do ano.
Ele dirá que em setembro, outubro, novembro e dezembro (período conhecido por lá de "B-R-O, BRO"), quando as temperaturas facilmente ultrapassam os 40º C.
Mas o restante do ano não fica muito atrás. Quem decidir passar ali as férias de julho vai se deparar com termômetros que atingirão 36º C.
Para se refrescar, conheça o litoral. A maior parte dele -42 quilômetros, de um total de 66 quilômetros-, fica no município de Luís Correia, a aproximadamente 360 km de Teresina. Se for para escolher apenas uma praia, escolha a do Arrombado.
A partir da capital, ir de carro até Luís Correia leva quatro horas e meia. De ônibus, a viagem fica mais demorada: dura seis horas. Do centro da cidade até a praia do Arrombado são mais 12 quilômetros, que podem ser percorridos de táxi ou van.

OUTROS PASSEIOS
O município de Luís Correia abriga praias com dunas e águas tranquilas. Aproveite então para conhecer também as praias de Atalaia -que é a principal delas-, Peito de Moça, Itaqui, Carnaubinha, Macapá e Cajueiro.
Conversando com o pessoal do hotel onde estiver hospedado, informe-se sobre o passeio que leva ao delta do Parnaíba, santuário de ilhas e dunas. Antes de desembocar no Atlântico, os cinco canais do rio passam por um conjunto de cerca de 70 ilhas, dunas, lagoas, igarapés e refúgios ecológicos.
(PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Raio-X do Maranhão
Próximo Texto: Pacote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.