São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecologia cria "pantanal nordestino" em SE

Boa para banho e surfe, a praia Ponta dos Mangues tem ainda criatório de ostras

DE SÃO PAULO

Em um Estado ainda relativamente pouco explorado -o Sergipe-, a praia Ponta dos Mangues, na cidade de Pacatuba, no norte, é ainda menos visitada.
Conhecida por ser boa para o surfe, atrai também viajantes em busca de turismo ecológico. É na região de Ponta dos Mangues que está o "pantanal nordestino".
Perto do mar, jacarés e outras espécies de animal do Pantanal do Centro-Oeste brasileiro aparecem ali, numa área de 40 km2, no norte de Sergipe. Lagoas, rios e morros formam o cenário.
O visitante também pode conhecer um criatório de ostras e uma vila de pescador.
"É uma praia cinematográfica", diz João Afonso Mamoré de Mello, secretário de Turismo entre 2005 e 2008. Sem comércio na areia, ele diz que o único barulho que se ouve "é o da maré subindo e descendo".
A praia é boa tanto para banho como para surfe.
Chega-se a Pacatuba pela BR-101. São aproximadamente 80 km entre o município e a capital, Aracaju. Ponta dos Mangues está a 20 km do centro de Pacatuba e um trecho é em estrada de terra.
Em Ponta dos Mangues, há apenas uma opção de hospedagem, a pousada Litoral Norte (veja preço a seguir).
Outra opção é procurar hospedagem em Pirambu, a cerca de 40 km, onde há mais opções de hotel e pousada, além de restaurantes.
Em Pirambu, onde é forte a pesca de camarões, aproveite para conhecer um dos centros de visitante do Projeto Tamar (www.tamar.org.br). (LAS)


Texto Anterior: Raio-X da Paraíba
Próximo Texto: Pacote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.