São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande Museu Egípcio terá múmia de Tutancâmon

Centro de Conservação será responsável por restaurar objetos antigos danificados

DA ASSOCIATED PRESS

Foi anunciada para 2012 a abertura de parte do Grande Museu do Egito, junto às pirâmides de Gizé. Nesta semana, autoridades egípcias informaram que foram completadas as fases iniciais do projeto, que inclui um centro de conservação de arte.
O valor do investimento é estimado em US$ 600 milhões. Nos próximos dois anos, o local deverá abrigar cerca de 100 mil artefatos, incluindo a famosa múmia do rei Tutancâmon e uma réplica de sua tumba.
O projeto para a construção do museu, que irá substituir um edifício centenário visitado por milhões de pessoas anualmente no centro de Cairo, foi concebido pela primeira vez no ano de 2002.
Suzanne Mubarak, primeira-dama do Egito, inaugurou na última segunda-feira as duas primeiras fases da construção do novo museu.

RESTAURO
Também novo, o centro de conservação, que será responsável por restaurar antiguidades danificadas, já está pronto. O consultor técnico do projeto, Mohammed Ghoneim, disse que 6.800 artefatos já foram até agora enviados para o novo departamento de conservação.
Uma unidade de documentação está trabalhando para criar um banco de dados computadorizado. O objetivo é que ele abrigue informações de todos os artefatos.
O centro de conservação do novo museu está sendo projetado para ser o maior do mundo no que diz respeito aos serviços que vai oferecer aos visitantes e a seu número de laboratórios.


Texto Anterior: Fãs mandarão carta com selo de Hogwarts
Próximo Texto: Abertura: No Porto, surge hotel dedicado ao vinho luso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.