São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

20- Montevidéu e Punta del Este

Uruguai atrai com compras, prédios históricos e parilladas

São infinitos os passeios oferecidos a bordo pelos arredores de Montevidéu, cidade em que os navios aportam na margem do rio da Prata, em local perfeito para iniciar caminhadas.
Aprazível metrópole de 1,3 milhão de habitantes, a capital do Uruguai tem compras a preços camaradas, interessantes museus e é, ela mesma, uma espécie de museu a céu aberto.
Quem desembarca, logo encontra um passeio demarcado em amarelo que, na primeira parada, leva à loja de produtos artesanais Hecho Acá, na saída do porto: ali, há objetos de couro, lã ou cerâmica.
Do outro lado da rua, chega-se ao histórico Mercado Del Puerto, na esquina das ruas Pérez Castellanos e Piedras. Erguido em 1865 para ser estação de trem, essa estrutura de ferro abriga locais que fazem o churrasco nas lenhas que os uruguaios chamam de parrillada.
Dali em diante, tem início a subida até a Ciudad Vieja, que culmina com a chegada à Puerta de la Ciudadela, de onde se vê a estátua equestre do general Artigas, que fica na praça Independência.
Nos arredores da praça, galerias de arte expõem obras de dois importantes artistas plásticos uruguaios do século 20: Joaquín Torres García e Pedro Figari.

Punta del Este
Muitos associam Punta del Este, a sofisticada cidade uruguaia, aos cassinos -e o mais badalado fica no hotel Conrad.
O balneário onde os turistas passeiam na avenida Gorlero, é banhado pelo rio da Prata e pelo oceano Atlântico, e se divide entre as praias Brava e Mansa, ambas de águas gélidas.
Na praia Brava, fotografar a escultura "La Mano", cujos dedos brotam da areia, é prova de que se esteve lá. A ilha dos Lobos tem uma colônia desses mamíferos marinhos. Há tours que levam até a ilha Gorritti.


Texto Anterior: 19- Itajaí: No Sul, rua de casarões convida às compras
Próximo Texto: 21- Buenos Aires: Na capital argentina, há pechinchas por todas as partes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.