São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Empresa usa Machu Picchu para promover Nepal

GATO POR LEBRE A Royal Nepal Airlines ilustrou com foto do sítio inca cartaz com a frase: "Você conhece o Nepal?"

DA REUTERS

A empresa aérea Royal Nepal Airlines pediu desculpas ao Peru após ter usado uma foto das ruínas incas de Machu Picchu para promover o turismo no Nepal. O ministro das relações exteriores do Peru declarou na última quarta-feira (10/1) que a companhia de aviação do reino usou a foto em um pôster estampado com o slogan "Você conhece o Nepal?"
A história começou no mês passado, quando o montanhista peruano Ernesto Malaga viajava pela Índia e achou familiar a paisagem do cartaz pendurado em um escritório da companhia aérea, em Nova Délhi. Ao se aproximar, notou que a foto mostrava o sítio arqueológico mais popular de seu país. Malaga avisou as autoridades do Peru, que pediram explicações.
A Royal Nepal Airlines respondeu: "A companhia aérea pede desculpas ao Peru por usar uma imagem do santuário de Machu Picchu num pôster para promover o seu país e lamenta muito por esse erro."
Como conseqüência do erro, continua a companhia, "a empresa demitiu um empregado, do nível de gerente. Foi concluído que esse teria sido um erro isolado".
De longe, algumas montanhas do Himalaia podem lembrar as ruínas incas. A paisagem escarpada também pode ser confundida.
O Nepal está promovendo o turismo na esperança de que os visitantes voltem em peso para visitar as montanhas cobertas de neve e os templos antigos depois da revolta maoísta.
Enquanto isso, o governo do Peru estimula visitantes e moradores a votar em Machu Picchu como uma das novas sete maravilhas do mundo na eleição que busca os sete sítios mais bonitos do mundo (www.new7wonders.com).
Construída na década de 1460 e abandonada por séculos após a conquista espanhola, Machu Picchu foi redescoberto pelo arqueólogo norte-americano Hiram Bingham em 1911 e visitada por 680 mil pessoas em 2005.


Texto Anterior: 93 km de sp: Entreposto de escravos abriga restaurante e casa
Próximo Texto: Costumes: Curso prepara viajante para visitar Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.