São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior

Aos 150 anos, São Carlos encanta com sua história

VIAGEM AO PASSADO > Fazendas de café do século 19 tombadas e edifícios antigos dão um sabor histórico à visita

DA REDAÇÃO

Capital da tecnologia, cidade do clima, cidade sorriso, Atenas paulista, piccola Italia (pequena Itália)... Esses títulos tão diferentes se referem à mesma cidade: São Carlos, que completa 150 anos em 4 de novembro.
A cidade, que fica a 231 km de São Paulo, faz jus aos diversos títulos que acumula: abriga universidades, como a Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo, centros de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e é conhecida pelo clima ameno e agradável e como um importante pólo industrial. Mas são características que remetem a uma época mais próxima da de sua fundação que fazem a delícia dos turistas. A mais simbólica é a Catedral de São Carlos, erguida no local da primeira capela da cidade, que exibe vitrais do artista alemão Lorenz Johannes Heilmair, altares em mármore de Carrara e ostenta uma cúpula de 70 metros de altura.
Outra atração são as fazendas de café tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), que preservam características do século 19 (leia mais na pág. F12).
Já a antiga Escola Normal de São Carlos, um edifício de estilo eclético que hoje abriga a Escola Estadual de Segundo Grau Dr. Álvaro Guião, foi inaugurada em 1916 e também é patrimônio histórico.
Aos 150 anos de idade, São Carlos segue vibrante enquanto conta sua história.


Texto Anterior: Do luxo ao básico: Casas noturnas são agitadas, mas têm preços tranqüilos
Próximo Texto: Interior/São Carlos: Mercado vende fumo de corda e chapéu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.