São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com muito sal, mar Morto não deixa que banhista fique de pé

DA ENVIADA ESPECIAL AO MAR MORTO

Por mais que se leia ou veja fotos das pessoas boiando no mar Morto, nada faz jus à sensação que a experiência rende de fato. Para entrar é um tanto incômodo, por causa das pedras. Acerta quem aposta nas papetes e entra na água com elas, para não machucar os pés.
Quando a água chega a uma altura próxima a dos joelhos, o corpo é nada menos do que empurrado para cima. Por causa do alto nível da concentração de sal, não há como ficar de pé. Nem como afundar. Apesar de gostosa, a experiência não deve levar mais que 15 minutos por dia, para evitar o risco de ter uma desidratação.

Na lama
Não saia de lá sem passar a famosa lama do mar Morto no corpo todo. Para facilitar a vida dos banhistas, nos trechos próximos aos hotéis elas são colocadas em barris. Passe uma camada não muito grossa, para que ela possa endurecer em torno de dez a 15 minutos.
Na hora de retirar, no mar ou nas duchas, paciência. Como ela gruda no corpo, demora um pouco. Mas vale a pena. Se não para sair alguns anos mais jovem, como prometem alguns cremes feitos à base de minerais do mar Morto, para poder contar a sua experiência em um lugar que pode desaparecer.
A redução das águas provocada pela falta de chuvas começou a preocupar os governos de Israel e Jordânia. Por isso, os dois países já iniciaram conversações para discutir a possibilidade de desviar para lá as águas do Mediterrâneo.

Beleza pura
Turistas que resolvem passar muitos dias nos hotéis próximos ao mar Morto costumam estar à procura de uma coisa: beleza. E os hotéis investem forte nesse mercado. O Kempinski (www.kempinskideadsea.com), com 20 salas de tratamento, 28 suítes de spa e uma infinidade de sessões de relaxamento e tratamentos de pele, é considerado o maior spa do Oriente Médio. (PPR)


Texto Anterior: Oriente Médio real: Acampar no deserto vira aventura com tempestade de areia
Próximo Texto: Esportes aquáticos atraem turista a Aqaba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.