São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA, CAPITAL

Doação de inglês iniciou múltiplos museus

Instituto Smithsonian começou em 1826 com presente de filantropo e cientista que nunca foi aos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Em 1826, uma doação deu início ao maior complexo de museus de todo o mundo, o Instituto Smithsonian, que, na capital dos EUA, está localizado no The Mall, como é chamado o bulevar de 1,6 km que se estende do Capitólio ao obelisco que homenageia o presidente George Washington.
O doador era um inglês chamado James Smithson (1765-1829), filantropo e cientista que, curiosamente, nunca visitou os EUA.
Foi 20 anos depois, em 1846, que um ato do Congresso norte-americano deu novo impulso a essa instituição que tem por escopo, segundo declarou seu idealizador, "difundir e incrementar o conhecimento entre os homens".
O acervo aeroespacial (leia texto à pág. F12) e a Galeria Nacional de Arte são duas das 18 unidades do Instituto Smithsonian (www.smithsonian.org ou www.si.edu). Ele tem ainda um zoológico, importantes esculturas contemporâneas em praças e museus devotados à história natural, à história americana, à indústria, à África e à Ásia, expondo, ao todo, cerca de 142 milhões de itens de valor inestimável das mais variadas culturas.
Tradicionalmente, a visita tem início no centro de informações do castelo Smithsonian, um prédio vitoriano avermelhado de 1855, localizado em 1.000, Jefferson Drive, SW, bem no coração do conjunto.
Espécie de índice da instituição, o castelo abriga um café e uma livraria. De quebra, para exemplificar o que está nos museus ao redor, exibe moedas antigas, fósseis, cristais venezianos, pequenas esculturas de Alberto Giacometti e Henry Moore, mocassins indígenas, a louça do ex-presidente John Quincy Adams e até a máscara mortuária de Abraham Lincoln. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Promoções
Próximo Texto: EUA, Capital: Gaste panturrilhas para ver de perto os monumentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.