São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Terraços de arroz foram escavados há meio milênio

Na região nordeste da província de Guangxi, paisagem das plantações lembra escamas dorsais de um dragão

Com o fim das chuvas e terraços cheios d'água, início do plantio no mês de junho cria espelho que reflete nascer do sol

DO ENVIADO À CHINA

Arrozais são onipresentes no sul da China, mas nenhum impressiona como os terraços na porção nordeste da província de Guangxi. Próximos à cidade de Longsheng, que por sua vez fica a duas horas de Guilin, os arrozais são denominados Terraços de Arroz da Dorsal do Dragão ("Dragon's Backbone Rice Terraces", em inglês), pela suposta semelhança da paisagem com as escamas da dorsal de um dragão.
As escavações nas montanhas começaram há uns 500 anos, na dinastia Ming, e atingem mil metros de altitude. O local é habitado pelas etnias Zhuang e Yao, além de Dong e Miao.
As mulheres Yao são reconhecidas por longos cabelos escondidos sob turbantes negros. Elas têm os cabelos cortados somente uma vez na vida, ao completarem 16 anos. Eles viram presente do noivo no casamento.
Trilhas cruzam as encostas e vales, passando por vilarejos de madeira. Uma delas, popular entre mochileiros, liga os vilarejos de Dazhai e Ping'an, ambos com acesso por estrada asfaltada, levando cinco horas para ser completada. No caminho há mirantes e vistas panorâmicas, uma delas perto da vila de Tiantouzhai, a mais alta.
A cena muda: o início da primavera é o momento menos indicado para ver a área, pois tem dias de chuva e névoa. No começo de junho, a névoa se dissipa e as chuvas já trataram de encher de água os terraços, possibilitando o plantio. É talvez o momento alto dos terraços a refletir o nascer do sol como se fossem milhares de espelhos. O outono, época da colheita, não fica atrás -e os campos ganham tom dourado. E, finalmente, o inverno traz até nevascas que cobrem os terraços de branco.
Simples, as pousadinhas locais começam a ter banheiros ocidentais com água quente e até rede Wi-Fi, em alguns casos. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Filme Avatar estimula visitação turística no parque Wulingyuan
Próximo Texto: Grande Muralha é, hoje, objeto de uma invasão que é turística
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.