São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Longe dos palácios de Pequim, China tradicional vive em vilas

Hunan é a província natal de Mao Tsé-tung, pai do comunismo

DO ENVIADO À CHINA

Longe dos corredores do poder de Pequim e do frenesi de Xangai, Hunan quase não entra no roteiro de uma primeira viagem à China.
Mas Hunan é a província natal do ditador Mao Tsé-tung (o "Grande Timoneiro", pai do comunismo à chinesa, nasceu, em 1893, na vila de Shaoshan, perto da capital provincial, Changsha).
Imortalizado em imagens de todos os gêneros, Mao morreu em Pequim, em 1976.
Mas já vai longe o tempo em que atrativo de Hunan era cultuar o filho mais conhecido celebrando seu papel na história revolucionária.
As estrelas locais são o parque nacional de Wulingyuan e os resquícios de uma China que muda.
A cidade histórica de Fenghuang e vilarejos espalhados pelas montanhas da porção ocidental da província são habitados por etnias como a Dehang. O turismo por lá descobriu os encantos provincianos de Fenghuang, habitada pelas minorias étnicas Miao e Tujia, e cujo nome advém de uma ave mitológica que é a versão chinesa da fênix ocidental.
O centro, cortado pelo rio Tuo, preserva características tradicionais, as fachadas de madeira sustentadas por palafitas. Trechos da muralha da cidade, templos, uma ponte e ruas estreitas e lotadas completam o panorama.
Há mercados de iguarias (como cortes defumados de porco), restaurantes, cafés e lojas de suvenir.
Quando a noite cai, as casas na beira do rio acendem néons e um laser ilumina o alto do morro. Junto com as luzes vem o som dos karaokês que atendem chineses em férias -cada um mais barulhento que o outro. No meio do turbilhão, dá para ver uma Fenghuang tranquila, onde senhoras lavam roupa (e até comida) no rio.
Já o vilarejo de Dehang, a duas horas de Fenghuang, é para aventureiros. Cortado por riachos, é rodeado por picos e vales. Em Dehang, os locais, da etnia Miao, usam trajes típicos. Lá, mulheres são tecelãs ou camponesas. (PC)


Texto Anterior: Panorama: Moon Hill fica próximo ao rio Yulong
Próximo Texto: Pacotes para a China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.