São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERRAS MINEIRAS
Habitante de Minas Gerais utiliza Curral como principal posto para observar a capital do Estado
BH fica aos pés do próprio símbolo

free-lance para a Folha

Belo Horizonte poderia ter vários símbolos, mas acabou adotando justamente um construído pelas mãos da natureza.
Como diria Guimarães Rosa: "Reconheço a aura da montanha, de onde o mineiro enxerga. Porque antes de mais nada, o mineiro é muito espectador". Esses versos já podem explicar o porquê da serra do Curral ter sido escolhida o símbolo de Belo Horizonte.
Ao longo da serra, há áreas cobertas por cerrado, campos de altitude e vestígios de mata atlântica.
Para os geólogos, a serra do Curral é um verdadeiro monumento, com paisagens extraordinárias. Todo esse acervo ambiental fica entre os municípios de Nova Lima, Brumadinho, Ibirité e Sabará.
²
Potencial Turístico Um trabalho de 15 meses realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais levantou o potencial turístico da serra do Curral, sugerindo o aproveitamento das facilidades físicas de exploração do trecho entre os bairros Mangabeiras e Belvedere, na capital mineira.
A ocorrência de intervenções, como a expansão urbana e a extração mineral, contribuiu para que no dia 21 de março de 1990 fosse promulgada a legislação municipal que determina o tombamento da serra do Curral, compreendendo a área entre Taquaril e Jatobá.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.