UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exagero da natureza, o Grand Canyon refresca turista após jogo

DA ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

Um contraste para Las Vegas é o Grand Canyon, outro exagero, com a diferença de ter sido esculpido pela natureza, por meio de água, vento e alguns milhões de anos. Os marrons em dégradé têm intensidades diferentes pela manhã e ao cair da tarde, as melhores horas para visitar o local.
O Grand Canyon é uma fenda aberta no norte do Arizona, abrangendo 446 km ao longo do rio Colorado, que cava esse e outros cânions até chegar ao golfo da Califórnia, no México. As rochas das paredes do cânion têm 2 bilhões de anos, mas o cânion mesmo se formou há "apenas" 5 milhões ou 6 milhões de anos. Uma maravilha jovem, portanto.
De Las Vegas, há excursões de helicóptero (cerca de três horas) até o cânion, no Estado do Arizona. Pode-se também ir de carro. Nesse caso, chega-se à borda sul, que recebe 5 milhões de visitantes por ano. A borda sul está a 2.100 m de altitude. Mesmo no verão, a temperatura cai à noite. Mas, junto ao rio Colorado chegam a 48C.
A estrada que acompanha a borda sul tem saídas laterais que terminam em mirantes para apreciar a vista. Às vezes, cruza-se com animais da região, como os coiotes. Acostumados com os turistas, eles se aproximam na esperança de conseguir comida.
Há pontos de descanso com lojas, pousadas e restaurantes. Aventureiros descem as trilhas em excursões que levam de um dia a mais de dez dias. O alerta nas placas é claro: o cânion não é gentil. Como não há estrutura até chegar lá embaixo, é importante saber os limites da resistência física (lembre-se: após a descida, existe a subida) e levar alimento e bebida. A quem opta por ficar no alto, resta a contemplação. Acompanhar com os olhos as formações do Grand Canyon. Mais informações em www.nps.gov/ grca/grandcanyon. (CKT)


Texto Anterior: Passarelas protegem visitante do sol forte
Próximo Texto: Entretenimento: Parque da Disney finca os pés na China
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.