São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resorts nos EUA esperam obter sua melhor temporada de inverno

DA ASSOCIATED PRESS

Dólar fraco, inverno quente na Europa e muita neve na Costa Oeste são os ingredientes que ajudarão os resorts de esqui nos EUA a ter uma das melhores temporadas de inverno em anos.
"Se tudo correr bem, poderemos ver um recorde", diz Michael Berry, presidente da Associação de Áreas de Esqui Nacional em Lakewood, no Colorado.
Nas duas últimas semanas, as montanhas de Sierra Nevada entre os Estados da Califórnia e de Nevada têm sido beneficiadas com a neve. Os resorts em Colorado e em Utah recentemente atingiram 1,5 metros de neve.
"Com toda a neve nova neste mês, as condições são épicas. Definitivamente, esquiadores devem se aproveitar disso", diz Nicole Klay, coordenadora de comunicação do resort Northstar-at-Tahoe, na Califórnia.
A indústria também se beneficiou com a chegada de visitantes europeus. "Todos estão vindo para os Estados Unidos porque o dólar está fraco", diz Cameron Wegemund, piloto da Qantas Airline, de Byron Bay, na Austrália, que passou cinco semanas em Crested Butte, no Colorado.
"Este inverno está uma maravilha", disse Christi Major, que trabalha numa loja em South Lake Tahoe, ao diário "Sacramento Bee" na semana passada.
Resorts de esqui, lojas e empresas ligadas à atividade disseram que a neve pesada será ótima para os negócios. "É como notas de dólar caindo do céu", diz Mark Tschirgi, gerente de um resort.
A indústria de esqui espera receber 56,8 milhões de esquiadores de um dia -que compram e usam um ingresso de acesso aos meios de elevação (também chamado "ski-lift") por pelo menos meio dia. Na temporada 2003/ 2004, houve um recorde com 57,6 milhões de esquiadores.
A maioria dos resorts não divulga o número de praticantes no começo da temporada, mas a neve pesada -com os canais de TV mostrando tempestades- atrairá mais pessoas.
"Nos principais mercados da Costa Leste, do Texas e da Flórida, as pessoas estão vendo toda essa neve e dizendo: "Se eu vou [esquiar], tem que ser neste ano'", afirma Anna Olson, uma porta-voz do resort Jackson Hole Mountain, em Wyoming.
No Colorado e em Utah, a neve começou a cair depois do feriado do Natal, quando os esquiadores já haviam ido embora.


Texto Anterior: No verão, lago abandona o papel de coadjuvante e dirige atividades
Próximo Texto: Ski USA: Nariz, lábios e pele exigem cuidados extras , como hidratação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.