São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIAMI CULTURAL
Local foi o primeiro jardim tropical do país
Fairchild cultiva paz e plantas raras

da Redação

Responsável pela introdução de diversas espécies de plantas nos Estados Unidos, o botânico David Fairchild (1869-1954) criou em Miami o primeiro jardim tropical do país, em 1938.
Desde então, o Fairchild Tropical Garden vem cultivando, nos seus 20 km2, uma vegetação exótica e exuberante que mescla palmeiras, primaveras, cactos, bambus, mangueiras e jaqueiras.
Recortado por 11 laguinhos de água salobre, esse jardim botânico diferente tem por princípio a missão de preservar plantas que estão desaparecendo nos lugares em que são nativas.
Mas não é só. Além de árvores da Índia, do norte da África e da América do Sul, o Fairchild Tropical Garden também preserva e cultiva culturas nativas, recriando o ambiente natural onde vivem, por exemplo, índios equatorianos, para mostrar a sua arte de construir casas e canoas.

Janela para os trópicos
Logo na entrada do parque, os espelhos d'água, com imensas plantas flutuantes, decoram o caminho que leva ao viveiro "Windows to the Tropics".
Recanto mais visitado do jardim botânico, esse viveiro reúne uma coleção imensa de orquídeas, bromélias e samambaias.
Ao lado, uma loja lembra que, apesar das flores e da floresta, o Fairchild fica em Miami, na 10.901 Old Cutler Road (tel. local 035/ 667-1651; site www.ftg.org).
Além de livros e apetrechos de jardinagem, essa loja vende velas aromatizadas, brinquedos que ensinam os segredos da botânica, termômetros de parede decorados com motivos florais e até insetos falsos de borracha.
No mesmo conjunto há um salão onde são realizados festivais que mostram frutas exóticas, como lichias, carambolas, jacas ou mangas, além de ensinar as melhores formas de degustá-las frescas ou em conserva.

Cuidados especiais
Para conhecer todo o parque, convém tomar o trenzinho elétrico, que, a cada hora, contorna os canteiros concebidos para atrair colibris e borboletas.
Adaptado para deficientes físicos, o trem pára mostrando as plantas mais insólitas, que são descritas durante o passeio.
Aberto todos os dias, exceto no Natal, o Fairchild Tropical Garden funciona das 9h30 às 16h30.
Como a visita exige algumas horas, há no parque um café que serve sanduíches e drinques.
Para adultos, o ingresso custa US$ 8. Crianças de até 13 anos não pagam para entrar nesse refúgio.
Alternativa ideal para fugir dos centros de compras de Miami e apreciar a natureza, o jardim botânico tropical mais antigo dos Estados Unidos tem um único defeito: mosquitos vorazes. Assim, use roupas arejadas durante a visita, mas não dispense as mangas compridas e um repelente contra insetos. (SILVIO CIOFFI)

Texto Anterior: Museu ensina ciências de forma lúdica
Próximo Texto: Vizcaya tem jardim secreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.