São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Design reflete Era Moderna

da enviada especial

No bairro Art Déco de Miami Beach (leia na pág. 8-11), o prédio quadrado da fundação Wolfsonian é certamente uma caixa de surpresas. Três andares, divididos em 14 galerias, exibem 300 peças que contam como o design e a arte sofreram influências e se adaptaram ao mundo moderno da Era Industrial, de 1885 a 1945.
Em uma das alas, por exemplo, há uma balança com formato de arranha-céu, confeccionada na época do aparecimento dos primeiros edifícios altos.
Preste atenção e encontre curiosidades, como um isqueiro que parece uma bomba, um ventilador que lembra a hélice de um avião e pinturas mostrando o sofrimento do operário.
A influência da política no design pode ser vista, por exemplo, em uma grade da porta, de 1937, retirada do Pavilhão Alemão, de Paris, que tem formas que lembram a suástica nazista. Um dos principais atrativos do Wolfsonian, no lobby, é uma fachada dourada de terracota em estilo art déco, que fazia parte de um cinema da Pensilvânia nos anos 20.
Além da exposição permanente sobre design na Era Moderna, quem for ao Wolfsonian até o dia 1º de agosto poderá ver uma mostra especial, com cem objetos do acervo, sobre o movimento de arte e artesanato da Inglaterra da virada do século. De acordo com os organizadores, é a primeira mostra feita nos EUA sobre esse movimento, que buscava criar alternativas para uma sociedade cada vez mais urbanizada e mecanizada.
Os artistas tinham a teoria de que uma volta à vida simples do campo poderia ser capaz de sanar os efeitos negativos da Revolução Industrial.

Doação gorda
O Wolfsonian foi fundado em 1986 para abrigar e documentar os 70 mil objetos colecionados por Mitchell Wolfson Jr., membro de uma família envolvida em negócios na área de meios de comunicação e de entretenimento.
Em 95, foi aberto ao público e, dois anos depois, toda a coleção foi doada à Universidade Internacional da Flórida. O prédio ainda tem uma biblioteca e um centro de pesquisas, onde funcionários se dedicam a catalogar e descobrir as origens de cada peça. (CKT)


The Wolfsonian - 1.001 Washington Avenue, Miami Beach, tel. 00/21/1/305/ 531-1001. Aberto às segundas, terças, sextas e sábados, das 11h às 18h, às quintas, até as 21h, e aos domingos, das 12h às 17h. Ingressos: US$ 5 (adultos) e US$ 3,50 (idosos, estudantes e crianças de 6 a 12 anos).


Texto Anterior: Bass inaugura nova ala até fim do ano
Próximo Texto: South Beach ressuscita estilo art déco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.