São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fontes de água mineral relaxam visitante

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EM POÇOS DE CALDAS (MG)

Poços de Caldas tem uma dúzia de fontes, balneários e termas, muitos com propriedades terapêuticas variadas.
Mas é bom -antes de beber a água ou imergir em um banho terapêutico- se informar sobre as características e ficar atento às indicações e contra-indicações de cada uma das fontes e termas.
As fontes e nascentes da região foram descobertas no século 17, mas foi só no final do século 19 que a cidade passou a atrair visitantes em busca das propriedades medicinais dessas águas terapêuticas.

Águas passadas
O imponente prédio das Thermas Antônio Carlos, inaugurado em 1931, é o local preferido dos que desejam um banho de imersão em águas termais com estilo, em um ambiente de opulência que remete aos tempos áureos da cidade.
Além dos banhos, as termas oferecem sauna e serviços como massagem e limpeza de pele, todos pagos.
Menos imponente que as termas, o balneário Dr. Mário Mourão, na praça dos Macacos, também é destinado para banhos de imersão, em cabines individuais. A água sai da fonte a uma temperatura de 41C.
O histórico Palace Hotel, atração por si próprio, tem um balneário privativo, onde a água sulfurosa brota na superfície a cerca de 36C.
Lá é possível fazer banhos (o de 20 minutos de duração custa R$ 12) e sessões de massagem de uma hora. Quem faz o banho pode usar a piscina coberta do hotel, onde a água preserva temperatura de 28C.

Estátua
Já a fonte dos Amores atrai pelo clima romântico, em meio às flores e à mata nativa das encostas da serra de São Domingos. Ao pé de uma pequena queda-d'água fica uma estátua de mármore de dois jovens amantes. Suas águas são radioativas na fonte, aflorando a uma temperatura de 17C.
Localizado ao lado das Thermas Antônio Carlos e do Calendário Floral, o complexo de fontes Pedro Botelho abriga a fontes Mariquinhas e Chiquinha, cujas águas emergem a uma temperatura de 45C.
Próxima ao Palace Casino, a fonte de água mineral Martinico Prado tem propriedade radioativa e brota do solo a uma temperatura de 17C.
Há ainda diversas outras fontes espalhadas pela cidade, como a do Monjolinho, a dos Macacos, a Santana, a Santa Theresinha e a Frayha, além do fontanário Antonio Rubbo.
(PC)


Texto Anterior: Água termal e passado de glamour dão fama à cidade
Próximo Texto: Vidrado nas Gerais: Poços de Caldas conserva verde em parques e praças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.