São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"VENEZA DO NORTE"
Roteiro inclui visita a catedrais de São Pedro e São Paulo e à igreja do Salvador do Sangue Derramado

Ida ao Museu Russo e tour pelas igrejas completam passeio

DA ENVIADA ESPECIAL A SÃO PETERSBURGO

O museu Hermitage (www.hermitagemuseum.org) é parada obrigatória. Mesmo que a cidade não tivesse nenhuma outra atração -o que está longe de ser verdade-, visitar São Petersburgo já valeria a pena só por causa dele.
Com mais de 3 milhões de itens na coleção, dá para passar dias sem colocar praticamente mais nada na agenda além de visitas demoradas a este museu.
Mas, mesmo que a ideia seja conhecer o máximo possível do Hermitage, reserve algumas boas horas para passar no Museu Russo (www.rusmuseum.ru). Ele fica no palácio Mikhaylovskiy, erguido na primeira metade do século 19. Foi transformado em museu em 1898, por Nicholas 2º, e hoje abriga obras de artistas de renome em uma das mais ricas coleções de arte russa.

Pelas igrejas
Ainda na lista dos programas imperdíveis, vá até a catedral de São Pedro e São Paulo. Desenhada por Domenico Trezzini em 1712, sua torre do sino era usada por Pedro, o Grande -primeiro imperador do império russo- para que ele pudesse observar a edificação da cidade.
Aproveite para ir também à catedral Kazan, uma das mais lindas igrejas de São Petersburgo. Do arquiteto Andrey Voronikhin, ela levou quase uma década para ser construída e foi inspirada na catedral de São Pedro, em Roma.
Para completar o tour, vá à igreja do Salvador do Sangue Derramado. Ela fica na região central da cidade, e o nome se refere ao sangue do czar Alexander 2º, que foi assassinado no local no ano 1881 durante um atentado. O interior da igreja ostenta diversos mosaicos, que recobrem cerca de 7.500 metros quadrados.


Hermitage
Dvortsovaya nab 30-8



Museu Russo
Inzhenernaya ulitsa 4



Catedral de São Pedro e São Paulo
Petropavlovskaya krepost



Catedral Kazan
Kazanskaya pl 2



Igreja do Salvador do Sangue Derramado
Konyushennaya ploshchad


(PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Comer e beber fazem parte do orgulho local
Próximo Texto: Saber básico do idioma transforma a viagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.