São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASSIS, ARARAQUARA, CARAGUATATUBA E SÃO CARLOS SÃO DESTAQUES

VISÃO DE FOTÓGRAFOS
A cidade de Assis (a 434 km de SP) recebe a mostra "Um Acervo em Preto e Branco". A exposição, do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, reúne fotografias captadas no período entre 1940 e 1980.
As imagens são assinadas pelos profissionais Boris Kossoy, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, German Lorca e Thomaz Farkas.
A mostra continua até o dia 22 de junho no Memorial Rezende Barbosa (av. Nove de Julho, 106, centro, tel. 0/ xx/18/3421-7029).

HISTÓRIA DE FAMÍLIAS
"Origem: Retratos de Família no Brasil" é a exposição que recebe Araraquara (a 273 km de SP). A mostra reúne imagens captadas por Fifi Tong. São 30 fotos de famílias brasileiras produzidas para um livro da artista.
O trabalho é resultado de 15 anos de pesquisa, registrado em diversas capitais brasileiras, ressaltando as misturas e os traços de gerações de famílias.
A mostra ocorre até 2 de julho no Museu Voluntários da Pátria (praça Pedro Toledo, s/nº, centro, tel. 0/xx/ 16/3322-4887).

PELA SIMPLICIDADE
Caraguatatuba (a 173 km de SP) conta com a mostra "Naïfs no Mar". A arte naïf caracteriza-se pela expressão de artistas sem preparação acadêmica. A exposição conta com obras de 18 brasileiros até 30 de junho, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (praça Cândido Motta, 72, tel. 0/xx/12/3883-9188).

ACERVO DA POPULAÇÃO
Mais um destaque das exposições que se iniciam com a Virada é "Negros no Interior". Em cartaz a partir de sábado até 27 de junho, em São Carlos (a 232 km de SP), a mostra resgata historicamente a participação da população negra na formação da base cultural e social paulista. Procura também retratar sua contribuição na formação do Estado, principalmente nas regiões noroeste e nordeste.
O acervo selecionado foi inteiramente composto por fotografias cedidas pela população da própria cidade. Muitas das imagens foram guardadas por famílias como relíquias no decorrer do tempo.
A exposição estará no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira "Odette dos Santos" (rua Dona Alexandrina, 844, tel. 0/xx/16/ 3371-8886).


Texto Anterior: Fora da capital: Pegue a estrada e curta a Virada Paulista
Próximo Texto: Fora da capital: Caipiras e modernistas vão ao interior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.