São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que são Off e Off-Off Broadway

da Reportagem Local

Off-Broadway e Off-Off Broadway são categorias (e também movimentos estéticos) que se firmaram nos anos 50 e 60, quando a Broadway iniciou sua decadência.
A diferença formal foi estabelecida pela American Actor's Equity Association, entidade sindical dos atores, num "código" que pauta os contratos salariais com os produtores.
Pelo "código", Off-Off Broadway abrange teatros com até 100 lugares e performances com apresentações limitadas; Off-Broadway designa teatros de 100 a 300 lugares; e Broadway, teatros com mais de 300 lugares.
O significado direto ("off" como fora da Broadway, ou ainda, fora do distrito teatral de Times Square) se perdeu parcialmente, com o tempo. Teatros situados na Broadway, em pleno Times Square, como o Roundabout, são Off-Broadway.
As categorias pautam também os prêmios de teatro em Nova York. O Tony, diminutivo de Antoinette Perry, nome de uma atriz, cobre só a Broadway. O Obie, do tablóide cultural "Village Voice", cobre Off e Off-Off Broadway.

Movimentos
Apesar de ter surgido nos anos 50, o nome Off-Broadway se refere a um movimento que vem, com outros títulos, desde o início do século em Nova York -em teatros menores e companhias como o Group Theatre.
Mas o impacto maior aconteceu mesmo nos anos 50, com grupos como Circle Repertory, Manhattan Theatre Club e a criação do New York Shakespeare Festival, que estrearam textos de autores depois consagrados como Samuel Beckett e Jean Genet.
O nome Off-Off Broadway surgiu nos anos 60 para indicar apresentações em salas alternativas, em bairros como Greenwich Village. Entre as companhias tidas como Off-Off, de grande diversidade estética entre elas, estão o Wooster Group, Mabou Mines, Ontological-Hysteric e outros.
Entre os autores e diretores, Sam Shepard, Terrence McNally, Bob Wilson e Richard Foreman. (NS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.