São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANDES NO RETROVISOR

Lanche na relva com iguarias compradas no mercado custa cerca de 20% menos que restaurante

Piquenique proporciona pausa bucólica

Roberto de Oliveira/Folha Imagem
Entardecer às margens do lago Llanquihue, próximo a Ensenada, com o vulcão Osorno ao fundo


DO ENVIADO ESPECIAL AO CHILE

Você está percorrendo uma estradinha de cascalhos que brota da parte baixa da pequenina e simpática Frutillar. De um lado, vacas holandesas próximas à sede de uma fazenda no estilo alemão parecem de brinquedo. Do outro, a imensidão azul do lago Llanquihue com dois vulcões, o Osorno e o Calbuco, ao centro, chamam a atenção. É inevitável. Não dá para prosseguir viagem.
Pelo menos antes de parar debaixo de uma árvore, tomar uma taça de vinho, comer um bom sanduíche de presunto, queijo e tomate e ficar ali uma hora contemplando tamanha beleza.
Uma dica: passe em um supermercado entre uma cidade e outra da região de lagos e vulcões. Mas contenha a empolgação. A variedade de frios é tentadora. Abasteça-se ao menos de pão, frios e um bom vinho tinto.
Você não vai gastar mais do que US$ 5 para garantir um bom piquenique para um casal, com direito, de quebra, a duas barras de chocolate de sobremesa.
O valor equivale a menos de 20% do que gastaria em um restaurante razoável. Outro detalhe: conduzindo por pequenas estradas nem sempre é fácil encontrar um bom lugar para comer. Já com o piquenique, além de economizar, o turista traz para casa recordações para lá de bucólicas.
É difícil decidir o melhor lugar para parar, diante de tantas paisagens belas. Siga as instruções do seu estômago. E não se esqueça: se beber demais, não dirija. E recolha todo o seu lixo.
(ROBERTO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Caroneiros dão dicas preciosas
Próximo Texto: Andes: Chile é a primeira parada de "Diários"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.