São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lendas e mitos se mesclam à rica história regional

da enviada especial

A região de Catânia, como toda a Sicília, seduz os turistas com as narrativas herdadas da mitologia grega. Para cada rocha, para cada rio, existe uma história de um gigante vencido ou de um amor que se transformou em água.
A própria ilha tem uma representação mitológica deixada pelos gregos: uma cabeça com três pernas, representando as três pontas da Sicília: Trapani, Messina e Siracusa. O resultado é um símbolo que serve de modelo para as máscaras de barro típicas da região.
Por causa da fertilidade do solo, os gregos acreditavam que a ilha era protegida por Deméter, a deusa da terra e da agricultura.
Na "Odisséia", poema épico de Homero, é na costa siciliana, mais especificamente em Aci Trezza, que Ulisses enfrenta o ciclope Polifemo, gigante de um olho só que dominava a região. O herói grego -símbolo da astúcia- vence o gigante embebedando-o com vinho e furando seu único olho.
Em outra lenda, o mesmo Polifemo aparece para atrapalhar o amor do pastor Aci e da ninfa Galatéia. Enciumado porque Galatéia recusava seu amor, o ciclope mata o rival. Para que Aci vivesse eternamente, a ninfa pede então aos deuses que transformem o corpo dele num riacho que desce o Etna.
Em Siracusa, cidade perto de Catânia, a figura mitológica mais famosa é a ninfa Aretusa, donzela da deusa da caça, Ártemis. A lenda diz que, para fugir do amor de Alfeu, um deus mitológico aquático, Aretusa pede à deusa que a transforme em fonte, e Ártemis atende.
Para os gregos, Aretusa é um fio de água que começa na Grécia, atravessa o mar Jônico e ressurge na ilha de Ortígia, em Siracusa. Alfeu, porém, não desistiu e a persegue pelo mar. Os dois se encontram em Siracusa. Até hoje, a fonte de Aretusa é um sítios arqueológicos mais visitados em todo o território siciliano. (FE)


Texto Anterior: Verão Siciliano: Catânia ainda resiste à fúria do vulcão Etna
Próximo Texto: Vulcão é protagonista da história local
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.