São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira a ação erosiva da água

da enviada especial

Mar, vulcão, neve, desfiladeiros... Na região de Catânia ou nos arredores, não faltam cenários exuberantes para quem gosta de roteiros turísticos naturais.
Uma manhã de sol pode ser dedicada à garganta de Alcântara, um desfiladeiro resultante da ação do rio homônimo sobre paredes de rochas basálticas do Etna.
No desfiladeiro, o programa é acompanhar o curso do rio entre as paredes rochosas. Para enfrentar a água fria e se proteger do leito rochoso do rio, o visitante pode alugar calças e botas de borracha.

Passeios de canoa
Outra opção é a reserva natural na bacia do Fiumefreddo (literalmente, rio frio), uma área de 80 hectares na cidade de mesmo nome transformada em zona de preservação ambiental em 1984.
O rio é alimentado exclusivamente pelo derretimento da neve. O poroso solo vulcânico não permite que a água se infiltre a grandes profundidades. É ela que alimenta o rio. A vegetação subterrânea do Fiumefreddo e os passeios de canoa são atrativos para os turistas. O rio é navegável até a foz.
Já perto de Siracusa, o oásis formado pela foz do rio Simeto abriga cerca de 250 espécies animais e vegetais. Numa faixa de areia de 50 quilômetros de extensão formam-se pequenos lagos e canais de água doce e salgada. (FE)

Texto Anterior: Pequenas cidades animam a costa leste
Próximo Texto: Pacotes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.