São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
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POR DENTRO DA AVIAÇÃO INTERNACIONAL
Star Alliance permitirá reservas on line

da enviada especial

à França e à Alemanha

A partir de setembro será possível realizar reservas e compras de bilhetes das companhias integrantes da Star Alliance por meio do seu site, no ar desde o mês passado e cujo endereço é www.star-alliance.com. A informação é de Per Stendebakken, da área de desenvolvimento estratégico do pool.
A aliança também está desenvolvendo um programa por meio do qual os agentes de viagens poderão descobrir as melhores conexões possíveis entre os integrantes do pool, seja qual for o sistema de reservas que eles utilizem.
A Star Alliance é formada pela Varig, United (norte-americana), Lufthansa (alemã), Air Canada, Thai (tailandesa), Ansett (australiana), Air New Zealand, SAS (Scandinavian Airlines System) e ANA (Air Nippon Airways, que vira membro em outubro).
Em julho, a Star Alliance vai anunciar oficialmente a inclusão da Mexicana de Aviación, segundo o presidente do pool, Friedel Rödig. A empresa tem cerca de um ano para se adaptar aos padrões da aliança e integrá-la de fato.
A Star Alliance permite a compra de trechos de diferentes companhias como se fosse um pacote de uma só empresa e facilita as conexões dos passageiros, que despacham sua bagagem no check-in e só a pegam no destino final, mesmo que façam diversas conexões. Além disso, o cliente que tem o cartão de fidelidade de um dos membros acumula milhas dos outros integrantes do pool.
As participantes da aliança planejam se estabelecer sob o mesmo teto em 38 aeroportos, o que custará à Star Alliance cerca de US$ 14 milhões. "O objetivo é facilitar as operações e trazer mais conforto aos passageiros", diz Stendebakken. Um dos aeroportos prioritários é o Galeão, no Rio de Janeiro, que será beneficiado com esse investimento. O aeroporto de Guarulhos também está na lista dos 38, pois a United fica no Terminal 1 e a Lufthansa e a Varig operam no Terminal 2. O plano é que as três companhias se mudem para o Terminal 3, que deve ficar pronto em 2003. Outros aeroportos prioritários são os localizados em países que não são sede de nenhum dos membros do pool. Um deles seria o Charles de Gaulle, em Paris, que está impedindo a aplicação do projeto. (MARISTELA DO VALLE)




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