São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pools barateiam vôos com conexão

da enviada especial

A formação de pools de companhias aéreas deveria provocar o encarecimento das tarifas devido à diminuição da concorrência. E isso realmente pode ocorrer nos vôos diretos, de acordo com pesquisa realizada pelo professor da Universidade de Illinois (EUA) Jan Brueckner.
Porém ele concluiu que os preços das tarifas de empresas participantes de alianças ficam até 36% mais baixos para os passageiros que precisam fazer conexão para chegar ao destino final. Isso porque o passageiro que vai, por exemplo, de Salvador (BA) a Dallas (EUA) deve comprar bilhetes de companhias diferentes para fazer os trechos internos de cada país.
Ao optar por companhias pertencentes a um pool, o passageiro viaja em aparelhos de pelo menos duas companhias (uma brasileira e outra norte-americana), mas é como se comprasse um "pacote" oferecido por uma só empresa.
O estudo de Brueckner só vale para passagens compradas nos EUA, já que sua comparação estatística de preços foi feita entre passagens vendidas no país.



Texto Anterior: Nova aliança é estudada
Próximo Texto: União faz a clientela crescer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.