São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
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POR DENTRO DA AVIAÇÃO INTERNACIONAL
Berlim deve ganhar aeroporto em 2007

da enviada especial

à França e à Alemanha

Berlim e Brandemburgo devem ganhar em 2007 o primeiro aeroporto privado da Europa, orçado em pelo menos 4,85 bilhões de marcos (US$ 2,7 bilhões) e que pode ajudar a cidade de Berlim a ser um grande centro de negócios.
"O objetivo não é concorrer com os aeroportos de Paris ou Londres, mas tornar o novo aeroporto de Berlim o portão de entrada para o Leste Europeu e a Ásia", diz Burhard Kieker, porta-voz do futuro aeroporto BBI (Berlim e Brandemburgo Internacional).
Ele crê que o aeroporto pode atrair poloneses, russos e asiáticos para ir ao resto do mundo usando o BBI para conexões, economizando em média uma hora e meia de viagem.
Atualmente há três aeroportos em Berlim -o Schönefeld, o Tegel e o Tempelhof (leia texto ao lado). De acordo com Kieker, esse sistema dificulta os passageiros em trânsito, que demoram muito tempo para ir de um aeroporto ao outro a fim de realizar as conexões. Além disso, ele acredita que os atuais logo estarão ultrapassados para operar.
O BBI terá capacidade inicial para receber 20 milhões de passageiros por ano, que pode ser ampliada para até 45 milhões, de forma modular, de acordo com a necessidade. Inicialmente, ele vai ter 360 mil movimentos por ano e será construído a cerca de 22 km do centro de Berlim, onde atualmente funciona o Schönefeld.
O novo aeroporto deve operar 24 horas por dia, mas está previsto que apenas 10% das chegadas e partidas ocorram entre a meia-noite e às 6h.
De acordo com Kieker, perto de 40 mil habitantes da região do futuro BBI serão prejudicados com a poluição sonora, enquanto atualmente 700 mil moradores têm esse problema.
O vencedor da licitação para construir e operar o BBI com recursos próprios foi o consórcio Flughafen-Partner für Berlin und Brandenburg, cuja licença de operação será válida por 50 anos. As obras devem começar em 2003.
Ao Estado, fica o encargo da construção de vias expressas e a implantação de linhas de ônibus que permitam que o passageiro possa atingir o local num tempo estimado de 17 minutos.
(MARISTELA DO VALLE)


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