São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

EVENTO
Miami vira a capital mundial da música

da Reportagem Local

Durante cinco dias, a partir de hoje, Miami (Flórida) se transforma em uma espécie de capital mundial da música. Isso porque começa hoje na cidade a terceira edição do Midem Americas, evento do mercado fonográfico.
Moradores e visitantes de Miami terão oportunidade de assistir a 19 espetáculos que reúnem 300 artistas e músicos de todo o mundo até a próxima quinta-feira. As apresentações acontecem em diferentes pontos da cidade, de teatros tradicionais e alternativos a famosas casas noturnas. Também rolam espetáculos gratuitos na praia de South Beach.
Há shows, com ingressos que variam de US$ 10 a US$ 30, para todos os paladares musicais: hip-hop, gospel, rock em espanhol, reggae, entre outros. A diversidade musical realmente dá a tônica ao evento, incluindo artistas da Nigéria, África do Sul, bem como representantes do vudu-rock haitiano.
Entre os músicos que se apresentam há os consagrados, como o saxofonista Gato Barbieri -que faz uma fusão do jazz com a música latina-, a cantora espanhola Rosana e o Gipsy Kings. Músicos não tão conhecidos, como o Baster (das ilhas Reunião) e Javier (jovem espanhol que mescla soft rock e baladas pop), também têm espaço.
Hoje à noite, por exemplo, a pista da casa noturna Amnesia vai se transformar em uma espécie de filial dos badalados clubes de Ibiza, Espanha. Isso porque os DJs mais celebrados da ilha espanhola, como Cesar de Melero e Pedro del Moral, comandam o som.
Amanhã, a noite no Jackie Gleason Theater é dedicada aos destaques espanhóis -com shows da cantora Rosana, de Pedro Guerra, um dos maiores compositores espanhóis, e Hernaldo Zuniga, cujos álbuns conquistaram discos de ouro e platina na América Latina.
Na praia rola o show de Chris Blackwell & Friends, com apresentações de Jimmy Bosch (trombonista de salsa), Plena Libre (banda composta por 12 porto-riquenhos) e José Alberto "El Canario" (um dos mais bem-sucedidos artistas de salsa). No Cameo Theater o destaque deve ser Tevin Campbell, que faz um rythm'n'blues de primeira linha.
Na quarta, as opções vão de uma gospel night, no Lincoln Theater, até uma noite de rock em espanhol, no Cameo Theater. A quinta-feira terá apresentações do Gipsy Kings e de músicos de Guadalupe, do Haiti e das ilhas Reunião. E o Brasil marca presença no encerramento da festa com o show da cantora e violonista Badi Assad.
(CÉLIA ALMUDENA)


Texto Anterior: Notas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.