São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pôr do sol no Solar do Unhão reflete clima da cidade

Próximo do conjunto que abriga o MAM da Bahia, Museu de Arte Sacra reúne 5.000 peças em seu acervo

No jardim do solar fica o parque das Esculturas, com obras externas de artistas como Siron Franco e Carybé

DA ENVIADA A SALVADOR

Próximo à praça Castro Alves está o Museu de Arte Sacra, pertencente à Universidade Federal da Bahia. Fundado em 1958, reúne cerca de 5.000 peças em seu acervo, distribuído no imóvel de 5.000 m2.
No prédio, do século 17, funcionava antigamente a igreja e o convento de Santa Tereza D'Ávila.
Entre as peças, a seção de prataria impressiona. E quem vai à tarde tem a sorte de ver o pôr do sol pelas janelas do museu. Se estiver com tempo, desça até o jardim e sente-se na mureta para curtir a paisagem.
Bem perto dali está o Solar do Unhão, imperdível. Mas, apesar de estar a apenas 700 metros de distância, é bom seguir o conselho dos funcionários do Museu de Arte Sacra: suba até a rua do Cabeça e pegue um táxi. Ir a pé não é muito seguro.
No local, onde funcionava um engenho de açúcar, hoje está o Museu de Arte Moderna da Bahia. Foi inaugurado na década de 60, depois de funcionar no teatro Castro Alves. O museu tem projeto assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que morou na capital baiana e restaurou o conjunto arquitetônico do solar, tombado nos anos 40.
No jardim do museu está o parque das Esculturas, com obras de Siron Franco, Mestre Didi e Carybé, que assina um painel de concreto no fim do jardim. E, de lá mesmo, aproveite a vista para a baía de Todos os Santos. Casais ficam com suas câmeras a postos na hora do pôr do sol.
Se a fome já tiver batido, aproveite a proximidade e escolha um dos restaurantes da avenida Contorno.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)

MUSEU DE ARTE SACRA
Rua do Sodré, 276; tel.: 0/xx/71/ 3243-6511; segunda à sexta, das 11h30 às 17h30; entrada R$ 5

MUSEU DE ARTE MODERNA
Avenida Contorno s/nº; tel.: 0/ xx/71/3117-6139; de terça a domingo, das 13h às 19h (sábado até as 21h); entrada gratuita; www.mam.ba.gov.br


Texto Anterior: Sobrados e ruas do Pelourinho unem religiões e culturas
Próximo Texto: Noite: Museu tem shows de jazz aos sábados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.