São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Águas escuras contrastam com dunas claras na lagoa de Abaeté

DA ENVIADA A SALVADOR

Salvador impressiona pelo tamanho. Do aeroporto à região central da cidade leva-se quase uma hora de carro.
Do bairro do Rio Vermelho, que tem os mais famosos acarajés, ao Pelourinho, são quase dez quilômetros. Então, separe no mínimo uma manhã ou uma tarde para conhecer a praia de Itapuã e a lagoa de Abaeté.
Na praia, que serviu de inspiração para músicos como Vinicius de Moraes e Toquinho -quem não se lembra dos versos "Passar uma tarde em Itapuã/Ao sol que arde em Itapuã"?-, quiosques servem porções de frutos do mar e cervejas geladas.
É verdade que o encanto visto pelos compositores fica um pouco perdido no meio da multidão, mas encontre um local próximo da água e fique ali olhando o mar batendo nas pedras. E, depois de cair na água, vá ao farol de Itapuã (www.faroldeitapua.com.br).

CENOGRÁFICO
Dali, siga para a lagoa de Abaeté, formada por águas escuras que contrastam com a areia clara das dunas e o verde da vegetação. (LAS)


Texto Anterior: Fortaleza no mar conta a história das invasões
Próximo Texto: Culinária afro-baiana é uma obra de arte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.