São Paulo, Segunda-feira, 22 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igrejas retorcem a beleza

da enviada especial

Certo, de barroco todos nós, latino-americanos, temos um pouco, sendo que o monastério de San Francisco, no centro de Quito, concentra essa arte que adquiriu formas tão arredondadas ao sul do Equador.
Com o teto todo trabalhado e uma infinidade de colunas retorcidas, o interior da igreja, a mais antiga do país (sua construção começou em 1534 e terminou 70 anos depois), é barroco puro. Um clima permanente de missa dá o tom final ao ambiente enegrecido pelo tempo e pela fraca iluminação.
O centro da cidade reserva ainda outras delícias arquitetônicas. Uma delas é a catedral. Sua fachada, formada por alguns arcos dispostos entre paredes brancas, parece um misto de arquitetura religiosa e militar. Está situada na praça da Independência, uma das maiores do centro da cidade, e guarda os restos mortais do libertador Sucre. A igreja La Compañía, na rua Sucre, é outro templo do barroco.
Para saber mais sobre a arquitetura local, mova-se para a livraria Libri Mundi (rua Juan León Mera, 851), com bons livros especializados. (CAr)


Texto Anterior: Otavalo expõe a alma indígena
Próximo Texto: Pacotes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.