São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bar do Alemão é "point" turístico centenário da cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Há 106 anos o casal Adolph e Maria Steiner, que havia chegado ao Brasil oito anos antes, abriu em Itu o restaurante que levava o sobrenome da família, mas que ficou conhecido como "Bar do Alemão".
O lugar atrai até hoje gente de outras cidades com o seu prato mais famoso: o filé a parmegiana gigante. Ele começou a ser servido nos anos 50 e desde então corresponde a mais da metade dos pratos requisitados pelos clientes nas duas unidades da casa -há um "Bar do Alemão" em Campinas, a 95 km da capital.
Recomendado para o almoço de glutões, um casal pode tranqüilamente pedir apenas uma entrada e um prato para os dois. Mesmo que eles sejam bons de garfo, é praticamente certeza de que sobrará comida.
Com poucas exceções -caso do parmegiana- a culinária do Steiner é essencialmente alemã, com pratos como eisbein, kassler, salada de batata, chucrute e lingüiça branca.
A cozinha do restaurante que está na quarta geração de donos e que há mais de cem anos atrai gente de outras cidades não tem muito requinte, mas agrada e é, de fato, uma boa opção de almoço ou jantar durante um passeio na cidade. (PPR)


RESTAURANTE STEINER, OU BAR DO ALEMÃO, EM ITU
Rua Paula Souza, 575; aberto de terça a sábado, das 11h30 às 23h30, e aos domingos, das 11h30 às 22h; Tel.: 0/ xx/ 11/4022-4284 www.bardoalemaodeitu.com.br

FILIAL EM CAMPINAS
Rua Benjamin Constant, 1.969; aberto de terça a domingo, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h30 Tel.: 0/xx/19/3254-5544



Texto Anterior: Lojas guardam peças do tempo do Império
Próximo Texto: Corpus Christi: Cidade abriga espaço em homenagem ao pintor Almeida Júnior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.