São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOLANDA

Anexo do Rijksmuseum será inaugurado em área de embarque do Schiphol em novembro e terá entrada gratuita

Aeroporto de Amsterdã exporá Rembrandt

DA FRANCE PRESSE

A partir do final de novembro, os passageiros do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, poderão aproveitar o tempo de espera entre um vôo e outro para admirar quadros de holandeses como Rembrandt, graças à construção no local de um anexo do célebre Rijksmuseum.
O museu, dono de uma coleção de cerca de 1 milhão de obras, será o primeiro do mundo a abrir uma ala permanente na sala de passageiros de um aeroporto.
O futuro anexo, cuja construção começou na semana passada, apresentará cerca de dez quadros de grandes mestres de arte holandeses, como "Retrato de Mulher", de Rembrandt, uma paisagem de Jacob van Ruisdael ou um quadro de Jan Steen. "Exporemos também cerâmicas e outras obras e organizaremos mostras temáticas", disse o diretor do Rijksmuseum, Ronald de Leeuw.
Localizado na área de embarque do aeroporto, o Rijksmuseum Schiphol terá 160 m2 de área para exposições e funcionará diariamente, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Guardas e câmeras de vigilância devem garantir a segurança das obras.
"Não se pode esquecer que o museu fica em um setor a que se chega depois de [o passageiro" passar por diversos controles -detectores de metal, passaportes- e há poucas possibilidades de os visitantes estarem com armas ou objetos perigosos", disse um porta-voz do aeroporto.
O Rijksmuseum e o aeroporto de Schiphol estimam que o local receberá entre 600 e 800 visitantes por dia. O público-alvo são os cerca de 15 milhões de passageiros anuais em trânsito, que às vezes passam horas entre os vôos.
"A idéia é dar a essas pessoas a oportunidade de descobrir o patrimônio cultural holandês", disse Ronald de Leeuw.



Texto Anterior: Rio: Rede de hotéis Windsor tem pacotes com a Triple M
Próximo Texto: Veneza: Competição de canções embala gôndolas locais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.