UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visto de parque, vulcão fica próximo

DO ENVIADO ESPECIAL

Aproximar-se do lugar onde mora o demônio -nome indígena do vulcão Osorno "Hueñunaca"- não deve ser motivo de apreensão. Não só a última erupção do vulcão foi em 1850, como ele dorme feito um bebê. Além disso, avistá-lo é quase celestial.
Às margens do lago Llanquihue (segundo maior do Chile depois do General Carrera, com 877 km2), as cidades de Puerto Varas e Frutillar, distantes 20 km de Puerto Montt, proporcionam uma ótima vista dos vulcões Osorno e Calbuco. Como toda a região, essas duas cidades são carregadas de traços da colonização alemã do século 19.
Antes de pegar os catamarãs operados pela Cruce de Lagos para fazer as travessias dos lagos na divisa com a Argentina (www. crucedelagos.cl), vale a pena visitar o parque nacional Vicente Perez Rosales. Criado em 1926, é o mais antigo do Chile.
De lá, o vulcão Osorno, com seus mais de 2.600 metros de altura, coberto por uma neve eterna, fica muito próximo. Aproveite para fazer uma trilha e observar as singulares formações geológicas de origem vulcânica banhadas por quedas-d'água. Tenha sempre à mão um bom casaco para se proteger do vento gelado.
Com esse mesmo bom casaco que você não esqueceu no parque, desfrute do visual durante a primeira travessia de catamarã sobre o lago Todos Los Santos, observando as distantes e enormes montanhas e os vulcões Osorno, Pontiagudo e Tornador ao longo do percurso que dura em média duas horas, até desembarcar em Peulla, na divisa com a Argentina.

Puerto Varas
Uma dica de hotel para passar a noite em Puerto Varas é o Cabañas del Lago (www.cabanasdellago.cl), com vista panorâmica para o lago Llanquihue. (EK)


Texto Anterior: Puerto Montt dá a largada para trilha por lagos
Próximo Texto: Vazio de Peulla é convite para estada de uma vida inteira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.