São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apesar de 'garantidas', baleias não aparecem

Tour devolve os R$ 155 se jubarte não aparecer; enjoos são frequentes

De junho a novembro, mamíferos marinhos de até 16 m e 40 toneladas procuram água quente nas costas da Bahia

DA ENVIADA À PRAIA DO FORTE (BA)

Vale a pena acordar cedo e navegar até o alto-mar. Afinal, dizem, as possibilidades são enormes: em 97% das vezes, vê-se uma baleia-jubarte nessa época, de junho a novembro, quando esses imensos mamíferos marinhos deixam águas polares para reprodução em áreas oceânicas quentes do hemisfério Sul.
O percentual de sucesso fornecido pelo Instituto Baleia Jubarte (baleiajubarte.org.br), criado em 1988 para proteger essa espécie da extinção, não foi garantia de avistar baleias no passeio realizado pela Folha.
O turismo de observação de baleias, ou "whale watching", é feito em três pontos da costa baiana: na sede nacional, em Caravelas (próxima ao parque nacional marinho dos Abrolhos), na praia do Forte e em Itacaré. Mas baleias-jubarte também já foram vistas nas costa da capital Salvador. O passeio de barco, cujo custo é de R$ 155, é intermediado por operadoras da região.
A recomendação é de que se coma pouco devido ao marulhar das ondas -enjoos são frequentes em passeios de "whale watching".
A maneira de escapar do mal-estar é ficar de pé, olhando o mar e o horizonte. O mar da região da praia do Forte tem águas rasas de cor verde-esmeralda translúcidas que se modificam repentinamente no alto alto-mar, quando assumem a aparência de um intenso tapete azul.
O passeio dura 1h30. Mas, honestamente, quem espera ver um salto da baleia, tirando o corpo de até 40 toneladas e 16 m para fora do mar, corre o risco de ficar a ver navios. A boa notícia é que, quando isso ocorre, o dinheiro é reembolsado. Mesmo assim, para quem não enjoa, navegar em alto-mar é diversão garantida. (MARINA LANG)



Texto Anterior: Pacotes para resorts de praia na Bahia
Próximo Texto: Com belas praias, Guarujá é sede de resorts de luxo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.