São Paulo, segunda, 22 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS
Vendedores fazem uma festa na praça

do enviado especial a Frankfurt

Num cenário dominado por uma árvore de Natal iluminada, com 30 m de altura, uma fonte que presta tributo à Justiça, de 1543, e pelas fachadas do Römer, que escondem a alma da cidade, Frankfurt se transforma num verdadeiro parque de diversões durante as festas de fim de ano.
Carrosséis e rodas-gigantes, barracas que vendem salsichas, vinho quente e pão de mel, além de velas, enfeites e objetos de madeira ou estanho tomam conta do presépio vivo nas ruas do centro histórico.
Para que se tenha uma idéia de preços, um coração de pão de mel custa por volta de 5 marcos alemães (um marco vale cerca de R$ 0,65); um objeto de estanho pode ter preços que variam de 12 marcos, preço de um minúsculo anjo da guarda, até mais de uma centena de marcos, que é quanto custa um Papai Noel pintado à mão.
Entre os doces típicos também estão as frutas carameladas, os chocolates e as figuras de marzipã, também vendidos por um punhado de marcos.
No lado sul, onde não por acaso o Römer acaba aos pés da velha igreja de São Nicolau ("Alte Nikolaikirche"), de 1290, os 35 sinos do carrilhão soam todos os dias às 9h05, às 12h05 e às 17h05.
Antes e depois, nessa época do inverno, quando o dia não está totalmente claro, as luzes do Römer são as da quermesse de Natal. (SC


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.