São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARÉ ECOLÓGICA
Regiões ainda quase selvagens, com ondas de todos os sabores, estão preparadas para receber os turistas
Qualquer um acha sua praia em Alagoas

da enviada especial a Alagoas

A variedade de atrações que Alagoas oferece ao turista inclui água salgada e água doce, mangue, litoral e interior, praias bravas e desertas, praias calmas e confortáveis, ondas altas ou onda nenhuma, istmos que permitem ao banhista entrar caminhando por quilômetros mar adentro.
Tudo isso encontra-se em pequenos centros turísticos ainda pouco explorados, mas já preparados para entrar no novo milênio como opção número um no Nordeste para quem procura descanso em região ainda quase selvagem.
Nessa categoria estão municípios como Barra de Santo Antonio, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Japaratinga.
De praias e rios
O município de Passo do Camaragibe (50 km ao norte de Maceió) quer trazer para sua circunscrição o pólo turístico que lhe pertence.
Nos guias de turismo, as praias de Barra e Morro do Camaragibe (a 14 km da sede do município) aparecem no verbete da Barra de Santo Antônio, cidade a pouco mais de 10 km ao sul.
Sem infra-estrutura adequada para o turismo -tem apenas algumas pousadas de acomodações simples-, Passo não pode competir nessa área com Barra de Santo Antônio e seu cinco estrelas Captain Nikolas, por exemplo.
Mas o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Passo, Meraldo Rocha, quer atrair para o município o turista que circula por todo o litoral norte alagoano.
"O potencial turístico de Passo tem dois aspectos a se explorar, o litoral e o interior. No interior, todo o casario da vila de Passo, que é do século 18, tem interesse histórico inegável, tanto que está sendo objeto de tombamento."
Nesse sentido, está em andamento um projeto de revitalização do casario, que inclui o teatro municipal, prédio do século passado.
Segundo Rocha, a prefeitura também vem explorando a vocação musical do município -ele tem três bandas e uma filarmônica. Para tanto, criou o "Com Passo na Música", festival de ritmos mistos e oficinas de teatro.
Além dos banhos de água doce no rio Camaragibe e nas bicas naturais, Passo de Camaragibe exibe com orgulho suas praias, com destaque para as do Morro de Camaragibe e Pedra do Cebola, ambas ainda desertas, quase intocadas, de água transparente, areia fina e paisagem de coqueiros e falésias.
O problema é que são praias de difícil acesso, fechadas por fazendas, somente atingíveis de barco ou a pé pela praia, ou de buggy por Carro Quebrado (Barra de Santo Antônio).
Turismo no mangue
Outro paraíso do litoral norte de Alagoas é a pequena São Miguel dos Milagres, uma vila de pescadores com praias (São Miguel, Riacho e Porto da Rua) que oferecem fartura de piscinas naturais e águas mornas e tranquilas.
Os banhos de água doce no rio Tatuamunha são outra opção de lazer do município que centra seu projeto turístico na limpeza das praias e na exploração do mangue como via de turismo orientado.
"Nosso projeto inclui a criação, a médio prazo, de um parque municipal marinho no mangue, ao lado do rio, para que o turista possa conhecer esse hábitat, com seus caranguejos e peixes", disse Carlos André Braga, secretário de Turismo e Meio Ambiente.
A partir de abril, São Miguel dos Milagres também vai ganhar seu primeiro hotel de porte, o Tarumã Mar Hotel. (MARILENE FELINTO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.