São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Navroz, Ano Novo persa, começa com a primavera

DA REDAÇÃO

Comemorado em países que foram influenciados pelo Império Persa, como o Irã, o Iraque e o Afeganistão, e em outros pontos, como Tadjiquistão Uzbequistão, Quirguistão, Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão, assim como pelos curdos, o Ano Novo persa tem seu início com a primavera. Alguns lugares o celebram com data marcada, 21 de março. Outros, no dia do equinócio vernal, que marca a primavera no hemisfério Norte e que pode cair em 20 ou 21 de março.
A palavra navroz tem sua origem na avesta, o conjunto de textos sagrados primitivos dos povos iranianos, de que se originou o masdeísmo, religião antiga dos iranianos (persas e medos), que foi reformada por Zoroastro, dando origem ao zoroastrismo. Nava quer dizer novo, e rouz quer dizer dia.
A palavra aparece, no entanto, de várias maneiras, dependendo do lugar. Os curdos, por exemplo, dizem newroz.
Estima-se que a celebração aconteça há 3.000 anos. A festa começa no fim do inverno, com uma grande faxina nas casas e com a compra de novas roupas e de flores -em especial jacintos e tulipas.
No primeiro dia do Ano Novo -a festa dura 12 dias após a virada-, todos vestem suas novas roupas e vão visitar, em primeiro lugar, as pessoas mais velhas de suas famílias. Depois, visitam os outros familiares e, em seguida, os amigos.
Nas visitas, que duram cerca de 30 minutos, para que a lista de familiares e amigos seja toda contemplada, servem-se frutas secas e frescas, biscoitos e castanhas com chá.


Texto Anterior: Francofonia Canadense: País busca facilitar ida de estudante estrangeiro
Próximo Texto: Páscoa: Hotéis têm ofertas por menos de R$ 600
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.