São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE TODAS AS TRIBOS

Em Camaçari, Arembepe ainda adota estilo hippie

Destino inconfundível, praia mantém aldeia sem energia e moradores que vivem "em paz com a natureza" MARIANA DESIMONE
ENVIADA ESPECIAL A AREMBEPE (BA)

Pela estrada ainda se vê a orla inconfundível de coqueiros: é Arembepe. A praia, a 42 km de Salvador, na cidade de Camaçari, ainda conserva muito do charme que trouxe gente do mundo todo para conhecê-la.
Ficou popular entre as décadas de 1960 e 1970, quando famosos como a cantora norte-americana Janis Joplin se hospedou por lá. Desde então, os hippies adotaram Arembepe.
A parte norte da praia concentra uma aldeia sem energia elétrica e abriga pessoas que escolheram um estilo de vida alternativo de morar, criar os filhos e viver "em paz com a natureza". A aldeia tem casas de madeira reaproveitada e garrafas pet, o que confere quase um "selo verde" ao local. Costumes como tomar banho no lago do rio Capivara no final da tarde também persistem.
Se quiser ficar longe de pousadas, hotéis e condomínios do local, existe a possibilidade de acampar na vila hippie. O esquema é ser convidado por algum deles. Puxar papo não é difícil. Se você for chegando, dá para conversar numa boa -eles estão acostumados a contar sobre "o tempo que a "Janis" passou" ali. Daí para a estada, no quintal das casas, é um pulo. Só não espere encontrar um esquema camping com chuveiro quente e banheiro privativo (eles simplesmente inexistem).
Há, na temporada, uma feira de artesanato onde são expostos desde tradicionais brincos e colares de miçangas, penas e sementes, a tapeçaria e até inusitadas narguilés decoradas produzidas no local. Para quem aprecia esportes náuticos, a praia oferece boas condições para a prática de surfe, principalmente a parte mais ao norte. É nessa área que se encontra a base do Projeto Tamar, menor que o da praia do Forte, mas também com espécimes em tanques. Na parte mais sul da praia há piscinas naturais na maré baixa, com a água em temperatura amena.
Quem busca sossego deve evitar o local nos finais de semana, quando aportam excursões com gente demais, o que acaba com o visual alternativo-intocado da praia.


Texto Anterior: Serviço: Localização do hotel facilita ida a procissões
Próximo Texto: A 51 km da capital, Praia do Forte se esmera no item serviço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.