São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

próxima geração

Mais de 20 milhões elegem as 7 novas maravilhas do mundo

Idéia surgiu em 1999, e lista já teve mais de 200 concorrentes; votação segue

DA ASSOCIATED PRESS

Uma competição mundial com o intuito de nomear as sete novas maravilhas do mundo está atraindo o interesse mundial, com mais de 20 milhões de pessoas dando seu voto, segundo os organizadores.
Quando a idéia foi concebida, em 1999, a lista tinha mais de 200 candidatos. No ano passado eram 77, mas um painel formado por arquitetos especialistas e presidido pelo ex-diretor da Unesco Federico Mayour a reduziu para 21 sítios, dentre os quais o Cristo Redentor.
O público pode votar pela internet e escolher os sucessores das "antigas maravilhas" em www.new7wonders.com até 6 de julho de 2007. Os sete ganhadores serão anunciados no dia seguinte, em Lisboa.
A campanha para a eleição começou em 1999 por iniciativa do suíço Bernard Weber, e o interesse das pessoas pela eleição aumentou quando um time de especialistas passou a visitar os sítios. A última será em 6 de março, à estátua da Liberdade.
Weber sentia ser "hora de trazer algo novo para fazer o mundo se unir", que simbolizasse o "orgulho comum dentro do patrimônio cultural global", afirmou Tia Viering, porta-voz da campanha.
Muitos dos candidatos, como torre Eiffel (Paris), Machu Picchu (Peru), Taj Mahal (Índia), estátua da Liberdade (EUA), Acrópoles (Grécia) e Coliseu (Itália) são incansavelmente visitados por hordas de turistas anualmente. Todos os lugares integram sítios do patrimônio mundial da Unesco, que totaliza 830 localidades.
Outros integrantes da nova lista são: castelo de Neuschwanstein (Alemanha), Ópera House de Sydney (Austrália), ilha de Páscoa (Chile), pirâmides de Chichen Itza (México), Grande Muralha da China, Stonehenge (Reino Unido), Alhambra (Espanha), Timbutku (Mali), Petra (Jordânia), templo Kyomizu (Japão), Angkor (Camboja), Hagia Sofia (Turquia), Kremlin (Rússia) e as pirâmides de Giza (Egito).
Da lista original das "antigas" Sete Maravilhas do Mundo, as pirâmides do Egito são as únicas estruturas a sobreviver com o passar dos tempos. As outras eram os jardins suspensos da Babilônia, o templo de Artemis, em Éfeso, a estátua de Zeus, em Olímpia, o mausoléu de Halicarnasso, o colosso de Rodes e o farol de Alexandria.


Texto Anterior: Primeira base do Tamar é marcante
Próximo Texto: Natal solidário: Hotel fazenda dá diárias em troca de brinquedos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.