São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pórtico de Santiago "salva" peregrinos que o tocam

DO ENVIADO ESPECIAL

Santiago de Compostela é a coroação do peregrino. Cristãos, místicos e magos vindos do sul e povos do norte e do leste europeu se encontram na praça do Obradoiro, em frente à catedral.
A fachada da catedral de Santiago de Compostela, erguida entre 1738 e 1750, é a expressão máxima do barroco espanhol. Na entrada está o pórtico da Glória, do mestre Mateo, feito no final do século 12.
Seguindo a tradição, os peregrino tocam a coluna central do pórtico, pois crêem que, no Apocalipse, serão ditos os nomes das pessoas que o tocaram, e elas serão salvas. Os toques dos peregrinos imprimiram a marca de uma mão na coluna. Outro ritual é bater a cabeça na figura do mestre Mateo para assimilar a genialidade dele.
O arco central é uma orquestra com Cristo cercado pelos evangelistas e pelos 24 anciões do Apocalipse. Um dos instrumentos musicais foi recriado em madeira e cordas a partir do entalhe em pedra e é tocado por duas pessoas.
O auge da visita é o sepulcro de Santiago, sob o altar principal.
No museu há um tesouro e relíquias. Na biblioteca, está o maior turíbulo (incensário) do mundo.
Quando o dia 25 de julho é um domingo -o que ocorre em ciclos de 6, 5, 6 e 11 anos-, celebra-se o ano santo, instituído pelo papa Calixto 2º em 1119. Em 1999, isso aconteceu pela última vez no milênio, e cerca de 10 milhões de pessoas foram a Santiago.
Na cidade, não deixe de comer uma caldeirada. (ORMUZD ALVES)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Gramado celebra Natal repleto de luz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.