São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CATOLICISMO

Canto da ave anunciava tradição católica

Missa do Galo é ponto alto da celebração

DA REDAÇÃO

Leia entrevista com o monsenhor Dario Bevilacqua, 72, padre do clero diocesano e diretor da rádio católica Nove de Julho.

Folha - Qual a principal comemoração da sua religião?
Monsenhor Dario Bevilacqua -
Para o cristianismo católico é, sem dúvida, a festa da ressurreição, da vitória de Cristo sobre a morte. Do ponto de vista subjetivo, acho que para muitas pessoas o nascimento de Jesus, o Natal, é a principal festa.

Folha - Qual a importância de Jesus Cristo?
Bevilacqua -
Ele é a figura fundamental, principal e essencial. Sem a pessoa de Jesus não existe a fé católica.

Folha - O que o sr. fará na noite de 24 para 25 de dezembro?
Bevilacqua -
Temos uma grande e festiva celebração da eucaristia, da missa de Natal, celebrada em todas as nossas igrejas a partir do começo da tarde, tendo seu ponto alto à meia-noite, na chamada Missa do Galo. O nome é uma tradição antiga. O galo cantava pela primeira vez à noite, à meia-noite. Quando o galo cantasse pela primeira vez, a missa seria celebrada.

Folha - Qual é a importância de Belém e de Jerusalém?
Bevilacqua -
Belém é para nós a cidade onde nasceu o rei Davi, um lugar muito santo, pois o rei Davi para nós é escolhido por Deus, e é da família de Davi que nasce Jesus Cristo, seu descendente. Jerusalém é a capital do país de Jesus, que amava Jerusalém. É a cidade onde Cristo realiza seu maior gesto de amor, que é dar a vida por toda a humanidade. É lá que Ele aparece pela primeira vez ressuscitado.

Folha - Quais são os locais mais sagrados em Jerusalém e em Belém?
Bevilacqua-
A basílica da Natividade, em Belém, construída por Constantino e reconstruída por Justiniano no começo do século 6º. Em Jerusalém, são importantes o Santo Sepulcro, onde Jesus foi enterrado e onde ressuscitou. Há uma série de outros lugares importantíssimos, como o Senáculo, onde Jesus realizou a última ceia com os discípulos, e o horto das Oliveiras, onde foi preso.

Folha - Que mensagem o sr. transmitiria para 2005?
Bevilacqua -
O papa tem uma mensagem especial para o começo do ano: "Não te deixes vencer pelo mal. Vencei antes o mal com o bem".

Texto Anterior: Ortodoxos: Arcebispo exorta paz na Terra Santa
Próximo Texto: Oriente: China põe Peru na lista de destinos turísticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.