São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAVIOS NA COSTA
Conheça o centro histórico e as praias
Navio ancora por 16 h em Salvador

da enviada especial

Esticar as pernas em terra firme, após horas balançando ao sabor do mar, é um dos prazeres oferecidos por um cruzeiro. Além disso, as cidades onde os navios fazem escala são, certamente, um item importante na hora da escolha do cruzeiro.
Em suas viagens de sete noites, partindo do Rio de Janeiro, o Rhapsody passa, na ordem, por Porto Seguro, Salvador, Vitória e Búzios e volta ao Rio. Porto Seguro e Búzios são atraentes por suas praias e o sol; Vitória, ainda pouco conhecida entre os próprios turistas brasileiros, é escala do Rhapsody pela primeira vez nesta temporada; e Salvador, eterna cidade dos sonhos de muitos brasileiros, é, sem dúvida, uma das principais atrações.
O Rhapsody passa praticamente um dia inteiro na capital baiana. Chega por volta das 8h e parte somente à meia-noite. Aproveite para conhecer a cidade durante o dia, subindo ladeiras e caminhando entre igrejas, e para sentir, também, um pouco do gostinho da agitada vida noturna.

Primeira visita
Como há muito o que se ver em Salvador e arredores, e um dia de visita nunca será o bastante para conhecê-la por completo, uma dica é definir o que se quer fazer.
Passar no Pelourinho, conhecer o Mercado Modelo, tirar fotos do elevador Lacerda e do Farol da Barra são imprescindíveis para quem pisa em solo soteropolitano pela primeira vez.
A cidade foi a primeira capital do Brasil, por 214 anos, guarda muita história e preserva os irresistíveis charme e alegria baianos.
O hóspede do Rhapsody pode até reservar um lugar no passeio histórico oferecido pelo navio, que custa US$ 21, mas é preciso se preparar para não ficar muito decepcionado: como o passeio dura cerca de três horas, tudo é muito corrido e mal dá tempo para tirar fotos.
Além disso, o guia precisa falar ao mesmo tempo as línguas das diferentes nacionalidades que formam o grupo, como português, inglês e francês, e as explicações acabam ficando superficiais.
Uma dica é memorizar os locais que se mostraram mais interessantes e voltar à tarde, por conta própria, com mais calma.
Praias também são parte vital do charme de Salvador. Com 20 quilômetros de extensão, o litoral da cidade tem uma sequência de praias bastante concorrida. Se preferir, escolha algumas das praias e passe o dia nelas. Não haverá motivos para arrependimento. (CHIAKI KAREN TADA)

Texto Anterior: Malgaxes atuam em serviços de hotel
Próximo Texto: Paisagem de Vitória preenche a visão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.