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QUALQUER VIAGEM
Air gringo paga mais $$$ por sua mala perdida!
DAVID DREW ZINGG
em Sampa
"Num vôo recente da Delta de Atlanta a São Paulo, um passageiro subiu
a bordo com um Gol da Volkswagen
que levou sete horas para conseguir
acondicionar no compartimento de
bagagem situado sobre o assento."
Dave Barry
A medida virou lei na terça-feira passada. Se suas malas forem
irrecuperavelmente perdidas, extraviadas ou roubadas quando
você estiver num vôo doméstico
na Gringolândia, a feliz companhia aérea terá que lhe pagar um
mínimo de US$ 2.500 por peça de
bagagem perdida. É um aumento
considerável em relação ao mínimo de US$ 1.250 que estava em vigor desde 1984.
Agora que as companhias aéreas dobraram o reembolso mínimo por bagagens perdidas, Joãozinho, você talvez se sinta tentado
a achar que suas malas valem
mais perdidas do que encontradas.
A mudança no valor do reembolso não afeta a compensação
paga por bagagens perdidas em
vôos internacionais, que continua
em cerca de US$ 9 por libra de peso (mais ou menos o dobro disso
por quilo).
É o seguinte, Joãozinho: tente
controlar aquela tentação quase
irresistível de colocar dois ou três
tijolos em cada mala.
As companhias aéreas não são
responsáveis por bagagens de
mão esquecidas no aeroporto.
Consta que a colheita de óculos,
chapéus bizarros, luvas e camisinhas não identificados é imensa.
Se você é informado de que não
pode transportar determinado
item, mas a companhia aérea
checa suas bagagens e o deixa
passar, então ele também estará
coberto.
O aumento no número de dólares pagos por quilo de bagagem
perdida não deve fazer você dançar de alegria quando sua nova
mala Louis Vuitton não estiver à
sua espera na esteira de bagagens
do aeroporto.
As companhias aéreas declaram
inequivocamente que sua responsabilidade não se estende a jóias,
equipamentos eletrônicos, objetos
de arte, bens de herança e outros
artigos de valor.
Com isso, torna-se extremamente improvável que o conteúdo
restante de sua mala perdida possa chegar a valer US$ 2.500.
Se você for um passageiro do tipo precavido, pode pagar uma taxa de valor adicional para cobrir
artigos desse tipo -geralmente é
algo entre US$ 20 e US$ 50-, mas
eles precisam estar corretamente
embalados e disponíveis para inspeção antes do horário do vôo.
As chances de ser pago
Se você é um jogador nato, pode apostar com você mesmo quais
são as chances de sua mala desaparecer.
A quantidade exata de bagagens devidamente entregues às
companhias aéreas e perdidas por
elas é desconhecida. O Departamento de Transportes dos EUA
compila as estatísticas das maiores companhias aéreas relativas a
queixas sobre bagagens perdidas,
danificadas, atrasadas ou das
quais objetos foram furtados.
Segundo minha amiga Betsey
Wade, do "The New York Times",
os números são bastante altos.
O departamento de transportes
registrou 2,49 milhões de queixas
contra as dez maiores companhias aéreas em 1998, sendo que a
líder foi a United Airlines, com
596 mil reclamações. O total
anual das maiores companhias
aéreas ficou em 5,16 reclamações
por mil passageiros. O índice da
United foi o mais alto, com 7,79
por mil.
Verdade seja dita, as estatísticas não são tão assustadoras assim. A maioria das malas extraviadas acaba alcançando seus
donos em três dias, ou vice-versa,
diz Wade.
Em janeiro de 1998 a Associação do Transporte Aéreo dos EUA
(ATA) concluiu que 99,5% de todas as bagagens confiadas às
companhias aéreas chegam a seu
destino ao mesmo tempo em que
seus donos o fazem.
Das 0,5% remanescentes, a
ATA informou que 80% chegam
a seu destino no prazo de 24 horas, 99%, em cinco dias e 1% -ou
seja, 1% daquelas 0,5%-são perdidas ou roubadas para sempre.
Como prevenir tragédias
A melhor maneira de proteger
sua mala é identificá-la, por dentro e por fora, com seu nome e alguns números de telefone para
contato futuro nos EUA.
Antes de deixar sua pobre malinha à mercê daquela companhia
aérea grande e malvada, preencha uma declaração de seu conteúdo. Na hora de pedir a compensação pelo que perdeu, a companhia vai exigir uma lista do
conteúdo.
Pode apostar que ela não vai
preencher um cheque de US$
2.500 se sua mala continha apenas dois ou três pares de tênis fedorentos. O nome do jogo, para
quem quer receber indenização, é
"recibos".
Guarde os recibos de TUDO que
você comprar e colocar em sua
mala.
Se sua mala for nova e contiver
roupas novas que você comprou
naquela butique cara, exclusiva,
prove-o. Se você tiver meios de se
conectar à Internet, pode encontrar ajuda para tudo isso na Web
da Gringolândia.
O próprio departamento de
transportes recebe queixas relativas a extravio de bagagens pelo e-mail airconsumer@ost.dot.gov.
Outro serviço, o www.passengerrights.com, diz que já recebeu
mais de 10 mil reclamações em
menos de um ano.
O site da National Business Travel Association (Associação Nacional de Viagens a Negócios),
www.biztraveler.org, remete
queixas contra companhias aéreas ao Departamento de Transportes e aos gabinetes de congressistas.
Meu favorito é o advogado David Jarashow, que tem o site
www.travelproblems.com. Por
US$ 25, ele cuida de um pedido de
indenização de até US$ 200 contra uma companhia aérea. Para
pedidos maiores, seus honorários
sobem para US$ 50, mais uma comissão de 20%. Se não for fechado nenhum acordo, ele devolve os
honorários que você pagou.
Tradução de Clara Allain
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