São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

QUALQUER VIAGEM

Air gringo paga mais $$$ por sua mala perdida!

DAVID DREW ZINGG
em Sampa

 "Num vôo recente da Delta de Atlanta a São Paulo, um passageiro subiu a bordo com um Gol da Volkswagen que levou sete horas para conseguir acondicionar no compartimento de bagagem situado sobre o assento." Dave Barry

A medida virou lei na terça-feira passada. Se suas malas forem irrecuperavelmente perdidas, extraviadas ou roubadas quando você estiver num vôo doméstico na Gringolândia, a feliz companhia aérea terá que lhe pagar um mínimo de US$ 2.500 por peça de bagagem perdida. É um aumento considerável em relação ao mínimo de US$ 1.250 que estava em vigor desde 1984.
Agora que as companhias aéreas dobraram o reembolso mínimo por bagagens perdidas, Joãozinho, você talvez se sinta tentado a achar que suas malas valem mais perdidas do que encontradas.
A mudança no valor do reembolso não afeta a compensação paga por bagagens perdidas em vôos internacionais, que continua em cerca de US$ 9 por libra de peso (mais ou menos o dobro disso por quilo).
É o seguinte, Joãozinho: tente controlar aquela tentação quase irresistível de colocar dois ou três tijolos em cada mala.
As companhias aéreas não são responsáveis por bagagens de mão esquecidas no aeroporto.
Consta que a colheita de óculos, chapéus bizarros, luvas e camisinhas não identificados é imensa. Se você é informado de que não pode transportar determinado item, mas a companhia aérea checa suas bagagens e o deixa passar, então ele também estará coberto.
O aumento no número de dólares pagos por quilo de bagagem perdida não deve fazer você dançar de alegria quando sua nova mala Louis Vuitton não estiver à sua espera na esteira de bagagens do aeroporto.
As companhias aéreas declaram inequivocamente que sua responsabilidade não se estende a jóias, equipamentos eletrônicos, objetos de arte, bens de herança e outros artigos de valor.
Com isso, torna-se extremamente improvável que o conteúdo restante de sua mala perdida possa chegar a valer US$ 2.500.
Se você for um passageiro do tipo precavido, pode pagar uma taxa de valor adicional para cobrir artigos desse tipo -geralmente é algo entre US$ 20 e US$ 50-, mas eles precisam estar corretamente embalados e disponíveis para inspeção antes do horário do vôo.

As chances de ser pago
Se você é um jogador nato, pode apostar com você mesmo quais são as chances de sua mala desaparecer.
A quantidade exata de bagagens devidamente entregues às companhias aéreas e perdidas por elas é desconhecida. O Departamento de Transportes dos EUA compila as estatísticas das maiores companhias aéreas relativas a queixas sobre bagagens perdidas, danificadas, atrasadas ou das quais objetos foram furtados.
Segundo minha amiga Betsey Wade, do "The New York Times", os números são bastante altos.
O departamento de transportes registrou 2,49 milhões de queixas contra as dez maiores companhias aéreas em 1998, sendo que a líder foi a United Airlines, com 596 mil reclamações. O total anual das maiores companhias aéreas ficou em 5,16 reclamações por mil passageiros. O índice da United foi o mais alto, com 7,79 por mil.
Verdade seja dita, as estatísticas não são tão assustadoras assim. A maioria das malas extraviadas acaba alcançando seus donos em três dias, ou vice-versa, diz Wade.
Em janeiro de 1998 a Associação do Transporte Aéreo dos EUA (ATA) concluiu que 99,5% de todas as bagagens confiadas às companhias aéreas chegam a seu destino ao mesmo tempo em que seus donos o fazem.
Das 0,5% remanescentes, a ATA informou que 80% chegam a seu destino no prazo de 24 horas, 99%, em cinco dias e 1% -ou seja, 1% daquelas 0,5%-são perdidas ou roubadas para sempre.

Como prevenir tragédias
A melhor maneira de proteger sua mala é identificá-la, por dentro e por fora, com seu nome e alguns números de telefone para contato futuro nos EUA.
Antes de deixar sua pobre malinha à mercê daquela companhia aérea grande e malvada, preencha uma declaração de seu conteúdo. Na hora de pedir a compensação pelo que perdeu, a companhia vai exigir uma lista do conteúdo.
Pode apostar que ela não vai preencher um cheque de US$ 2.500 se sua mala continha apenas dois ou três pares de tênis fedorentos. O nome do jogo, para quem quer receber indenização, é "recibos".
Guarde os recibos de TUDO que você comprar e colocar em sua mala.
Se sua mala for nova e contiver roupas novas que você comprou naquela butique cara, exclusiva, prove-o. Se você tiver meios de se conectar à Internet, pode encontrar ajuda para tudo isso na Web da Gringolândia.
O próprio departamento de transportes recebe queixas relativas a extravio de bagagens pelo e-mail airconsumer@ost.dot.gov.
Outro serviço, o www.passengerrights.com, diz que já recebeu mais de 10 mil reclamações em menos de um ano.
O site da National Business Travel Association (Associação Nacional de Viagens a Negócios), www.biztraveler.org, remete queixas contra companhias aéreas ao Departamento de Transportes e aos gabinetes de congressistas.
Meu favorito é o advogado David Jarashow, que tem o site www.travelproblems.com. Por US$ 25, ele cuida de um pedido de indenização de até US$ 200 contra uma companhia aérea. Para pedidos maiores, seus honorários sobem para US$ 50, mais uma comissão de 20%. Se não for fechado nenhum acordo, ele devolve os honorários que você pagou.


Tradução de Clara Allain


Texto Anterior: Notas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.