São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

DE OLHO NA PARAÍBA

A capital serve de porta de entrada para o Estado, que tem um convidativo litoral a ser explorado

João Pessoa recebe cada vez mais turistas

AUGUSTO PINHEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA PARAÍBA

Situada entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, dois tradicionais destinos turísticos, a Paraíba agora atrai a atenção dos visitantes que antes só se encaminhavam a seus vizinhos. O Estado tem praias, rico patrimônio histórico, manifestações culturais autênticas e uma culinária "sui generis".
A CVC, maior operadora de turismo do Brasil, registrou um aumento de 52% das vendas de pacotes para a capital paraibana em 2004. Foram embarcados 10.986 passageiros no ano passado contra 7.219 em 2003.
De olho nesse aumento de interesse dos turistas pela Paraíba, a Gol Linhas Aéreas, que começou atuar no Estado em janeiro deste ano, já pretende aumentar do atual um vôo semanal ligando São Paulo a João Pessoa para três saídas regulares. Os novos vôos devem começar a operar em março.
O movimento aéreo no aeroporto da capital cresceu 12% em janeiro de 2005 comparado ao do mesmo mês de 2004.
João Pessoa carrega títulos propagandeados para garimpar visitantes. É o ponto mais oriental da América, a segunda cidade mais verde do mundo e a terceira mais antiga do Brasil.
O pedaço de terra continental brasileiro mais próximo da África é a ponta do Seixas, localizada na praia do Cabo Branco. Apesar de a barreira onde fica o mirante estar ruindo, por conta do choque das ondas contra a falésia, o acesso está liberado para visitação.
O verde de João Pessoa, cujo símbolo é a acácia amarela, está representado no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, inaugurado em 2000. Trata-se de uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil.
Fundada em 1585, a capital paraibana revitalizou o centro histórico, que exibe casario colorido e igrejas centenárias, como o complexo barroco de São Francisco.
As praias urbanas concentram a movimentação da cidade. Quem curte a noite deve procurar os bares e as boates de Tambaú e Manaíra. A praia do Cabo Branco se destaca pelos restaurantes na orla.
Na praia de Tambaú, é possível fazer um passeio de barco até os corais de Picãozinho, a 2 km da orla. Custa R$ 10 e dura cerca de três horas. É melhor levar (ou alugar) snorkel para ver os peixes.
Para quem deseja conhecer os ritmos da terra, há algumas opções, como o bar Friend's na praia do Jacaré. Nesta semana também foi lançada a "Noite do Turista", que acontecerá todas as quartas-feiras, com apresentações do grupo de dança folclórica do Sesc. Os dançarinos mostrarão xaxado, coco-de-roda, forró e ciranda na praça do Mag Shopping (av. Flávio Ribeiro Coutinho, 115, Manaíra). A entrada custa R$ 10.
De João Pessoa é possível fazer passeios ao litoral sul, um dos mais bonitos do Nordeste, por meio da rodovia asfaltada PB-008. Lá fica a badalada praia naturista Tambaba. O visual é de cinema made in Paraíba.


Augusto Pinheiro e Stanley Talião viajaram para o litoral sul a convite do João Pessoa Convention & Visitors Bureau.


Próximo Texto: Sol se põe embalado pelo "Bolero" de Ravel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.