São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ARRIVEDERCI"

Transatlânticos se despedem com saldo positivo, e os cruzeiros de travessia lotam um mês antes da partida

Temporada 2005/2006 terá mais navios

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

"Arrivederci", "see you at the sea", "adiós"!: a temporada de cruzeiros, que começou na costa brasileira em novembro, está prestes a chegar ao fim. A despedida é iminente, levando de volta para o mar Mediterrâneo os navios italianos da MSC (Armonia) e da Costa (Tropicale e Victoria), o britânico Island Escape e o espanhol Blue Dream.
A travessia dura em média uma semana cruzando o Atlântico. O cruzeiro transatlântico se estende por pouco mais de dez dias, aportando em pontos da costa mediterrânea, como Funchal, na ilha da Madeira, e Las Palmas, nas ilhas Canárias.
Apenas o Blue Dream, operado no Brasil pela CVC, já encerrou o expediente por aqui. Todos os outros transatlânticos seguem fazendo roteiros pelo litoral.
A maioria, no entanto, está lotada. A exceção é o Island Escape, que ainda tem vaga para sua última saída nacional, que dura cinco dias singrando o mar de Santos a Recife. Da capital pernambucana, zarpa para a Espanha, em viagem transoceânica que dura 13 dias e custa US$ 549. A travessia do Island Escape também é a única que ainda tem lugar. As dos outros navios já estão lotadas.

Próxima temporada
A lotação dos navios indica que a demanda pode ter superado as expectativas em relação à temporada que agora acaba. Neste verão, a oferta de leitos em relação ao verão 2003/2004 aumentou 40%. Mesmo assim, a um mês da viagem de retorno já é difícil encontrar vagas.
O otimismo foi tanto que a CVC anunciou, na semana passada, que manterá o Pacific, arrendado da Pullmann Cruises, pela costa brasileira até o final da temporada em 2007. O navio fará cruzeiros pelo Nordeste até o final de abril e aproveitará o mês de junho para navegar para o Norte, até Parintins (PA), onde acontecerá entre 28 e 30 de junho a tradicional Festa do Boi, seguindo em agosto e setembro para a bacia do Prata.
A Costa Cruzeiros, que fará um balanço oficial da temporada no mês que vem, adianta que o verão foi "formidável". O Costa Victoria deve voltar para o Brasil, e o segundo navio, substituindo o Tropicale, deve ser o Costa Romantica, para 1,3 mil passageiros.
Os bons resultados também levaram a MSC a tomar a decisão de trazer dois navios para cá no ano que vem. O Armonia, que segundo Marcia Chiota, diretora da MSC Cruzeiros no Brasil, agradou à clientela nacional, volta na temporada de 2005/2006. O outro navio ainda não foi definido. A MSC embarcou, até agora, 24 mil cruzeiristas neste verão.
A Sun&Sea, que teve média de ocupação de 98% até agora, também trará dois navios. Um deles será o Island Escape, em sua terceira temporada nacional, que dividirá os mares com um navio arrendado da Celebrity Cruises, cujo nome também não foi definido.
Visto como uma boa experiência por Ricardo Amaral, da Sun&Sea, a permanência do Pacific na costa brasileira, no entanto, não o leva a considerar a hipótese de imitar a iniciativa. "O Island tem uma temporada que acontece na Europa e que é muito rentável. Para deixar um navio aqui, a rentabilidade teria que compensar."


Colaborou Heloisa Lupinacci

Silvio Cioffi viajou a convite da Island Cruises (Sun&Sea) e da MSC Cruzeiros.


Texto Anterior: Pacotes para João Pessoa
Próximo Texto: Panorâmica - Hotelaria 1: Estanplaza dá desconto a estudantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.