|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"ARRIVEDERCI"
Transatlânticos se despedem com saldo positivo, e os cruzeiros de travessia lotam um mês antes da partida
Temporada 2005/2006 terá mais navios
SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO
"Arrivederci", "see you at the
sea", "adiós"!: a temporada de
cruzeiros, que começou na costa
brasileira em novembro, está
prestes a chegar ao fim. A despedida é iminente, levando de volta
para o mar Mediterrâneo os navios italianos da MSC (Armonia)
e da Costa (Tropicale e Victoria),
o britânico Island Escape e o espanhol Blue Dream.
A travessia dura em média uma
semana cruzando o Atlântico. O
cruzeiro transatlântico se estende
por pouco mais de dez dias, aportando em pontos da costa mediterrânea, como Funchal, na ilha
da Madeira, e Las Palmas, nas
ilhas Canárias.
Apenas o Blue Dream, operado
no Brasil pela CVC, já encerrou o
expediente por aqui. Todos os outros transatlânticos seguem fazendo roteiros pelo litoral.
A maioria, no entanto, está lotada. A exceção é o Island Escape,
que ainda tem vaga para sua última saída nacional, que dura cinco
dias singrando o mar de Santos a
Recife. Da capital pernambucana,
zarpa para a Espanha, em viagem
transoceânica que dura 13 dias e
custa US$ 549. A travessia do Island Escape também é a única que
ainda tem lugar. As dos outros
navios já estão lotadas.
Próxima temporada
A lotação dos navios indica que
a demanda pode ter superado as
expectativas em relação à temporada que agora acaba. Neste verão, a oferta de leitos em relação
ao verão 2003/2004 aumentou
40%. Mesmo assim, a um mês da
viagem de retorno já é difícil encontrar vagas.
O otimismo foi tanto que a CVC
anunciou, na semana passada,
que manterá o Pacific, arrendado
da Pullmann Cruises, pela costa
brasileira até o final da temporada
em 2007. O navio fará cruzeiros
pelo Nordeste até o final de abril e
aproveitará o mês de junho para
navegar para o Norte, até Parintins (PA), onde acontecerá entre
28 e 30 de junho a tradicional Festa do Boi, seguindo em agosto e
setembro para a bacia do Prata.
A Costa Cruzeiros, que fará um
balanço oficial da temporada no
mês que vem, adianta que o verão
foi "formidável". O Costa Victoria
deve voltar para o Brasil, e o segundo navio, substituindo o Tropicale, deve ser o Costa Romantica, para 1,3 mil passageiros.
Os bons resultados também levaram a MSC a tomar a decisão de
trazer dois navios para cá no ano
que vem. O Armonia, que segundo Marcia Chiota, diretora da
MSC Cruzeiros no Brasil, agradou
à clientela nacional, volta na temporada de 2005/2006. O outro navio ainda não foi definido. A MSC
embarcou, até agora, 24 mil cruzeiristas neste verão.
A Sun&Sea, que teve média de
ocupação de 98% até agora, também trará dois navios. Um deles
será o Island Escape, em sua terceira temporada nacional, que dividirá os mares com um navio arrendado da Celebrity Cruises, cujo nome também não foi definido.
Visto como uma boa experiência por Ricardo Amaral, da
Sun&Sea, a permanência do Pacific na costa brasileira, no entanto,
não o leva a considerar a hipótese
de imitar a iniciativa. "O Island
tem uma temporada que acontece
na Europa e que é muito rentável.
Para deixar um navio aqui, a rentabilidade teria que compensar."
Colaborou Heloisa Lupinacci
Silvio Cioffi viajou a convite da Island
Cruises (Sun&Sea) e da MSC Cruzeiros.
Texto Anterior: Pacotes para João Pessoa Próximo Texto: Panorâmica - Hotelaria 1: Estanplaza dá desconto a estudantes Índice
|