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EUA
Executivos de turismo clamam por campanha que melhore imagem do país
Bush afasta estrangeiros, diz indústria
DA ASSOCIATED PRESS
Mickey Mouse tem um problema a resolver com o Tio Sam.
Executivos da indústria do turismo -incluindo os dos parques da Disney- dizem que a
"guerra ao terror" promovida pelo presidente George Bush está involuntariamente assustando os
turistas estrangeiros. Para eles, é
necessária uma campanha internacional para melhorar a combalida imagem dos EUA no exterior.
"É mais do que uma queda momentânea na cotação do país aos
olhos dos estrangeiros", diz Jay
Rasulo, presidente da Walt Disney Parks & Resorts. Outros países têm priorizado a competição
por turistas, e nós não."
Rasulo e outros executivos do
ramo afirmam que o turismo nos
EUA, embora crescendo após alguns anos de baixa, não está tão
forte como deveria. O número de
visitantes internacionais em 2004
ficou 10% abaixo do de 2000, ano
anterior ao 11 de Setembro. Apesar de a baixa do dólar ter aumentado o número de turistas nos últimos meses, o panorama ainda é
desapontador para os executivos.
O porta-voz do Departamento
de Segurança Interna, Dennis
Murphy, diz que as novas regras
foram criadas para corrigir a vulnerabilidade explorada pelos terroristas no 11 de Setembro. "Não
podemos permitir que nosso sistema falhe outra vez."
Os executivos do ramo turístico
enfatizam não serem contra o
combate ao terrorismo, mas se
opõem à maneira como as medidas foram implementadas.
"Nós desenvolvemos em muitos países uma imagem de que os
EUA são uma fortaleza impenetrável", diz Betsy O'Rourke, vice-presidente de marketing da Travel Industry Association of America (TIA). "Os turistas deveriam
ser vistos como clientes, não como invasores em potencial."
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