UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA "HI-TECH"

Parque ao redor do palácio é aberto ao público, mas a visitação interna ocorre só duas vezes no ano

Plebeu pode correr em jardim imperial

Silvio Cioffi/Folha Imagem
Imenso painel mostra felino na fachada da loja Cartier, de Ginza


DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

De Ginza até o Palácio Imperial, uma corrida de 15 minutos separa o bairro "hi-tech" de um castelo que remonta a 1590 -e que já foi o maior do mundo na era Edo, que antecedeu a entronização de Tóquio como capital, em 1868.
Hoje o imperador Akihito e sua família ainda vivem no palácio, reconstruído após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Guardado por um fosso, o interior da propriedade pode ser visitado só no Réveillon e na cerimônia de aniversário do imperador. Já os jardins ao redor, ideais para jogging, ficam abertos terça, quinta, sábado e domingo, das 9h às 16h. Assim, depois de passear por Ginza, reserve uma manhã para percorrer a pé os parques ao redor do Palácio Imperial, passando pela ponte de pedra Nijubashi, de 1888, e pelo portão Otemon.
Locais turísticos de Tóquio estão no site www.jnto.go.jp, como o mercado de peixe Tsukiji, a meia hora a pé de Ginza, acessível ainda por metrô (estação Tsukiji). Às 5h há o leilão de atum.
Os museus são fechados às segundas. O Museu Nacional de Tóquio (www.tnm.jp), com acervo alusivo à história de toda a Ásia, é o maior. Localizado em Ueno (tel. 00/xx/81/3/3822-1111), funciona das 9h30 às 20h. Mais contemporâneo, o Museu Nacional de Arte Moderna (www.momat.go.jp) fica em Takebashi (tel. 00/xx/81/3/ 3213-2561) e funciona das 10h às 17h. Para conhecer o cotidiano de Tóquio em outras épocas, vá ao Museu Edo-Tóquio (www.edo-tokyo-museum.or.jp/museum-e/guide.htm), em Ryogoku (tel. 00/xx/81/3/3626-9974). (SC)


Texto Anterior: Região prima por ter traços ocidentais
Próximo Texto: Pacotes para Tóquio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.