São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"JUST IN TIME"

Capital tem mais museus e galerias que dias de chuva

Nem o Museu Britânico, um dos mais completos do mundo, com 7 milhões de itens, é imune à polêmica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

Conhecida por seu clima chuvoso, Londres tem mais museus e galerias de arte do que dias de chuva em um ano.
São mais de 300 instituições. A maioria com entrada gratuita. O Museu Britânico, um dos melhores e mais antigos museus do mundo, fundado em 1749, contém cerca de 7 milhões de itens e é a atração mais visitada da capital britânica.
O hall central, reaberto em 2000 depois de ganhar o espetacular teto em vidro e aço, desenhado pelo arquiteto Norman Foster, ficou quase 150 anos escondido do público, e hoje é considerado a maior praça coberta da Europa.
Suas galerias exibem itens das mais variadas culturas ao redor do mundo, do Egito ao Japão, da África às Américas. Entre os destaques do acervo estão os controversos mármores do Partenon -os Elgin Marbles-, que o governo grego insiste em reaver; e a pedra de Roseta, chave para decifrar os hieróglifos egípcios.
A National Gallery, na Trafalgar Square, também se destaca, com suas mais de 2.000 pinturas de mestres europeus, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto e Van Gogh, além de obras de impressionistas e pós-impressionistas. Quase 5 milhões de visitantes anuais lotam suas galerias.
Já a vizinha National Portrait Gallery possui 10 mil obras que retratam britânicos notáveis, de Shakespeare a David Beckham, acumulados em seus mais de 150 anos de existência.
O Museu de Londres (www.museumoflondon.org.uk), no coração do centro financeiro de Londres, exibe sua história desde a Era do Gelo até o século 20, e é considerado o maior museu de história urbana do planeta.
Próximo à loja Harrod's e ao Hyde Park, o Victoria & Albert Museum (www.vam.ac.uk) abriga 4 milhões de objetos em suas 150 galerias, tendo, entre outras, notáveis coleções de artes decorativas e de moda.
Ideal para crianças, o vizinho Museu de História Natural (www.nhm.ac.uk) tem fósseis de dinossauros, cristais, pedras preciosas e tudo o que for relacionado ao universo natural.
Em Covent Garden, o Museu do Transporte de Londres (www.ltmuseum.co.uk) conta a história dos meios de transporte londrinos, das carruagens aos dias atuais. Não muito longe da Leicester Square fica a Photographers" Gallery (www.photonet.org.uk), cuja influência é maior do que o seu tamanho diminuto indica.
É impossível listar sequer uma pequena parte dos demais museus. Mas entre os mais famosos estão o Museu do Teatro (www.vam.ac.uk/tco), o Museu da Ciência (www.science museum.org.uk), o Imperial War Museum (www.iwm.org.uk), o Dalí Universe (www.countyhallgallery.com), com a maior coleção do pintor surrealista na Europa, e o National Maritime Museum (www.nmm.ac.uk). (PC)


MUSEU BRITÂNICO
rua Great Russell. Abre diariamente, das 10h às 17h30. Algumas galerias ficam abertas até mais tarde às quintas e sextas. Entrada gratuita. Tel.: 00/xx/44/20/7323-8181 www.britishmuseum.org

NATIONAL GALLERY
Trafalgar Square. De quinta a terça, das 10h às 18h, e quartas, das 10h às 21h. Entrada gratuita. Tel.:00/xx/ 44/20/ 7747-2885. www.nationalgallery.org.uk

NATIONAL PORTRAIT GALLERY
St Martin's Place. De sábado a quarta, das 10h às 18h, e quintas e sextas, das 10h às 21h. Entrada gratuita. Tel.: 00/xx/44/20/7312-2463.
www.npg.org.uk



Texto Anterior: Just in time: Parques são pulmões da agitada Londres
Próximo Texto: Just in time: Linhas de metrô são as veias pulsantes da cidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.