São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toureiro dita valor do ingresso

DO ENVIADO ESPECIAL

Um dos temas que mais aguçam as mentes dos que viajam a Sevilha são as touradas. A praça dos Touros começou a ser construída em 1761. Impressiona pela riqueza da decoração em azulejos, por seus arcos e pelas próprias touradas ali realizadas.
Os ingressos para as "corridas" variam de acordo com a reputação dos toureiros. Por curiosidade, a assinatura de um assento para assistir a todos os eventos realizados durante o ano chega a custar 2.360 (cerca de R$ 9.000).

Museus
O Museu das Belas Artes é a segunda pinacoteca espanhola, depois do museu do Prado, de Madri. Conserva em sua coleção quadros de artistas como Murillo, Valdés Leal, Zurbarán e Goya. Essa edificação barroca já abrigou o convento da Mercedes e sua capela interna é do século 12.
Outro local a ser explorado é o Museu Arqueológico, que tem coleções romanas, fenícias, mouras e também objetos do início da cristianização ibérica.
Ali estão peças colhidas em Itálica, ruína romana do século 2º localizada a sete quilômetros de Sevilha. Entre essas peças, uma estátua de Mercúrio, um busto de Diana e evocações a Trajano e Adriano, dois imperadores que nasceram na atual Andaluzia.

Arquivo das Índias
Ele está fechado para visitação e apenas aceita pesquisadores entre 8h e 15h. O prédio, do século 16, corresponde ao que é a torre do Tombo, em Lisboa, para os arquivos históricos da colonização ibérica. Há de tudo e ainda um pouco mais em 4 milhões de documentos que relatam legislação e comércio da América espanhola com a metrópole. (JBN)


Texto Anterior: Sevilha em cena: Mesquita é precursora de catedral cristã
Próximo Texto: Flamenco já teve mais canto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.