São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CATALUNHA BORBULHA

Celas que acolhem cava durante o processo de envelhecimento carregam turista à Idade Média

Casa de Gaudí serve de QG para rota enóloga

Tatiana Diniz/Folha Imagem
Fachada do prédio central da produtora de espumante Codorníu, chamado de "catedral da cava", segue preceitos da escola de Gaudí


EM SANT SADURNÍ D'ANOIA

O fácil acesso é um dos pontos fortes do roteiro de cavas. Situada a apenas 50 km de Barcelona, Sant Sadurní d'Anoia pode ser alcançada de trem, ônibus ou carro. Assim, é possível utilizar a infra-estrutura hoteleira da cidade de Gaudí e reservar um ou dois dias para conhecer a bebida.
A viagem de Barcelona à "capital da cava" dura aproximadamente 40 minutos. Quem percorre o trecho de trem segue a pé, a partir da estação ferroviária, para as fábricas (há uma situada bem na frente da estação) e assim aprecia o clima e a paisagem locais.

Bucolismo
Apesar da proximidade de um grande centro urbano, o cenário ladeado pelo verde das montanhas costeiras anuncia que um universo repleto de particularidades está para se revelar.
A brisa mediterrânea é tida como um dos fatores que beneficiam as vinhas que brotam no município. Ali, desenvolvem-se sete espécies diferentes de uvas habilidosamente manipuladas pelos produtores locais.
As dos tipos garnatxa vermelha e monastrell, por exemplo, só são utilizadas na fabricação das cavas do tipo rosé.
Além das uvas locais, outro componente fundamental na garantia do sabor da cava é o modo de armazenamento.
Exatamente como acontecia na Idade Média, as garrafas são estocadas em celas subterrâneas -verdadeiros túneis repletos delas-, mergulhando o visitante numa densa atmosfera de tradição secular. Percorrê-los é uma aventura à parte.
(TATIANA DINIZ)


Texto Anterior: Catalunha borbulha: Espumante atrai turistas à cidade catalã
Próximo Texto: Pacotes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.