São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGADO RUSSO

Montagens conservadoras predominam no balé e na ópera, que têm espetáculos diários a preços acessíveis

Música e dança sobrevivem a crises do país

DO ENVIADO ESPECIAL À RÚSSIA

O balé, a ópera e a música sinfônica são traços marcantes da cultura russa. Aprende-se dança e a tocar um instrumento nas escolas secundárias. Há no país uma imensa rede de conservatórios e centenas de orquestras.
Mesmo que a crise de agosto de 1998 tenha afetado de forma dolorosa o poder aquisitivo da classe média que trabalha para o Estado (como os músicos, os cantores e os bailarinos), a arte sobrevive gloriosamente.
A Filarmônica de São Petersburgo mantém a grande sonoridade dos anos 80. O mesmo ocorre com a Sinfônica de Moscou.
Os teatros de prestígio montam diariamente espetáculos de ópera ou balé. Em São Petersburgo, há o Kirov (nome de um ex-dirigente local do Partido Comunista), agora rebatizado de Mariinski, sua denominação no século 19. E em Moscou há o Bolshoi.
O ingresso nas bilheterias custa entre um terço e a metade daquilo que você pagará se encomendá-lo em seu hotel. Mesmo assim os preços são baixos em se tratando de espetáculos de qualidade. No máximo US$ 100, no mínimo US$ 10 ou, por vezes, nem isso.
Os balés e as óperas obedecem na Rússia a receitas muito conservadoras. O público foi mal-acostumado pelo comunismo a montagens tradicionais, sem o experimentalismo frequente nos palcos da Europa Ocidental.
O teatro está mais aberto a esse experimentalismo. Pena que ele apenas seja acessível para quem fala russo ou, no limite, para os que conhecem muitíssimo bem o texto da obra encenada. Só na capital russa sobrevivem 45 teatros do Estado. Eles têm Tchecov ou Gogol no repertório. Mas têm também Shakespeare, Racine e muitos outros autores clássicos que não são russos.
(JOÃO BATISTA NATALI)


Texto Anterior: Butiques estrangeiras rodeiam Kremlin
Próximo Texto: Ibirapuera dá mostra da arte russa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.